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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre o real e o imaginário: problematizando o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia em relação a gênero e sexualidade
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Taisa de Sousa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barzano, Marco Antonio Leandro
???metadata.dc.description.resumo???: Por meio de percepções constituídas em meio a distintas experiências acadêmicas quanto ao silenciamento e ausências impostas a determinados campos de saber problematizo o currículo do curso de Pedagogia no sentido de compreender como as discussões sobre gênero e sexualidade atravessam e constituem a formação do (a) pedagogo (a) na Universidade Estadual de Feira de Santana /Bahia, partindo das seguintes questões: como o curso de Pedagogia da UEFS, no processo de formação (as) têm discutido as inserções propostas pelos documentos produzidos no âmbito do governo federal e pelas diretrizes curriculares no que diz respeito às questões de gênero e sexualidade? Como as questões de gênero e sexualidade são trabalhadas nas práticas curriculares no curso de Pedagogia? Como os (as) professores (as) compreendem a inserção das temáticas de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia da UEFS e de que maneira inseri-las nas suas práticas educativas? O objetivo do estudo foi analisar o currículo e os discursos que emergem do curso de Pedagogia no que se refere às relações de gênero, sexualidade e formação docente. Neste trabalho, entrelaçam-se os estudos de gênero, estudos culturais na perspectiva pós-estruturalista. Movimentamo-nos nesta viagem para multiplicar sentidos, formas de pesquisar, lutas, saberes, experiências e até mesmo vozes. A pesquisa caminha no sentido de mostrar como são produzidas as discussões sobre gênero e sexualidade. Para tanto, foram realizadas análises documentais e entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Com as análises realizadas podemos perceber que as questões em torno do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia são atravessadas por campos e políticas de silêncios que se fazem presente tanto no âmbito do currículo enquanto materialidade, como no âmbito das experiências de alguns (mas) discentes e docentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do curso, porém ao mesmo tempo acenam-se processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam diferentes formas de pensar a formação, buscando a partir dos silêncios produzir novos significados e sentidos sobre as temáticas gênero e sexualidade. Percebemos que entre fissuras, rasuras, palavras e silêncios, o gênero e a sexualidade atravessam a formação docente no curso investigado. Ressaltamos que não temos intenção de apresentar tais resultados como marcos fixos, definitivos e inabaláveis, mas sim configurá-los como um convite para (re) pensarmos as palavras, os silêncios e a produção de sentidos em torno do gênero e da sexualidade no interior do curso de Pedagogia e suas implicações na formação docente.
Abstract: Using perceptions established among different academic experiences related to the silence and absence imposed to some knowledge areas I discuss about the Pedagogy curriculum aiming to comprehend how discussions about gender and sexuality trespass and constitutes the pedagogue development at the State University of Feira de Santana (Bahia) beginning with the following questions: how UEFS’ Pedagogy course, in the formation process has been discussing the insertions proposed by the Federal Government and by the curricular guidelines related to sexuality and gender matters? How gender and sexuality issues are treated on curricular practices in the Pedagogy course? How professors understand the insertion of gender and sexuality subjects in UEFS’ Pedagogy course and the way they should introduce in their educative practices? This study intended to analyze the curriculo and the speech that emerge from Pedagogy course related to gender relationship, sexuality and educator formation. In this work, gender studies, and post structuralist cultural studies are mixed. We join in this trip to multiply senses, ways of researches, fights, knowledge, experiences and even voices. The research shows how are produced the debate about gender and sexuality. For that, documental analyzes and interview with six professors from Pedagogy course were made. After the analysis we noticed that the questions about gender and sexuality in Pedagogy are influenced by fields and politics of silence that make itself present in the curriculum as materiality, in the experiences of some students and professors and in powers relationships established between the professors in the course, but at the same time it point to us process, practices and subjects that enunciate and claim different ways of thinking the formation trying from the silence on to produce new meanings and senses about gender and sexuality issues. We noticed that between fissures, obliteration, words and silences, the gender and the sexuality trespass the educator formation in the investigated course. We highlight that we don’t have the intent of showing these results as definitive and unfailing, but show them as an invite to us to (re) think words, silences and the production of senses about gender e sexuality within Pedagogy course and its implication on educators’ formation.
Keywords: Currículo
pedagogia
gênero
sexualidade
Curriculum
pedagogy
gender
sexuality
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: FERREIRA, Taisa de Sousa. Entre o real e o imaginário: problematizando o currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia em relação a gênero e sexualidade. 2013. 321f. Dissertação( Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/216
Issue Date: 17-Apr-2013
Appears in Collections:Coleção UEFS

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