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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As crianças de seis anos no ensino fundamental: implicações na organização do trabalho pedagógico de escolas municipais de Conceição do Jacuípe (2007-2012)
???metadata.dc.creator???: Assis, Liliane Souza de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Antonia Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa problematiza as implicações da Lei 11.274/06 na organização do trabalho pedagógico para atendimento das crianças de seis anos inseridas no ensino fundamental, em escolas municipais de Conceição do Jacuípe, no período de 2007 a 2012. Para isso, o estudo elegeu como questão central de investigação: Quais as implicações da Lei 11.274/2006 na organização do trabalho pedagógico para atendimento das crianças de seis anos inseridas no ensino fundamental, em escolas municipais de Conceição do Jacuípe? E diálogo com esta questão a pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da Lei 11.274/2006 na organização do trabalho pedagógico para atendimento das crianças de seis anos inseridas no ensino fundamental, em escolas municipais de Conceição do Jacuípe. A metodologia dotada baseia-se na abordagem qualitativa e busca articular a análise da política com os processos vividos pelos sujeitos, tomando como principais categorias de análises os conceitos de infância e organização do trabalho pedagógico. Como instrumentos de coleta de dados foram usados análise de documentos oficiais nacionais e locais relacionados ao objeto, particularmente os que indicam as diretrizes para as políticas educacionais no município, bem como entrevistas semiestruturadas com professores que atuam no primeiro ano, gestores e coordenadores pedagógicos de duas escolas municipais, além de observações sistemáticas das relações educativas estabelecidas nas escolas com vista ao atendimento das crianças de seis anos. Os dados coletados permitem afirmar que os documentos elaborados pelo Conselho Municipal de Educação de Conceição do Jacuípe para implantação do ensino fundamental de nove anos, dialogam com a proposta da lei, no que diz respeito aos aspectos operacionais: transição gradativa do ensino fundamental de oito para nove anos de duração; idade de corte para matrículas e proposta de reformulação da organização do trabalho pedagógico para atendimento das crianças de seis anos. A análise dos processos vividos pelos sujeitos no processo de implementação da lei revelaram os desafios teóricos e metodológicos que entram em cena, especialmente em relação à indefinição de concepções de infância e organização do trabalho pedagógico nos depoimentos dos sujeitos e nos documentos das instituições; à fragilidade das discussões acerca da organização do trabalho pedagógico e suas relações com as especificidades da infância, bem como, a necessidade de um debate, no município sobre para que e para quem estamos educando.
Abstract: This research discusses the implications of Law 11.274 / 06 in the organization of educational work to care for six year-old children inserted in elementary public schools in Conceição do Jacuípe, from 2007 to 2012. For this, the study elected as a matter central question: What are the implications of Law 11.274 / 2006 in the organization of educational work to care for six year-old children inserted in elementary public schools in Conceição do Jacuípe? In dialogue with this issue, this research aimed to analyze the implications of Law 11.274 / 2006 in the organization of educational work to care for six year-old children inserted in elementary public schools of Conceição do Jacuípe. The methodology is based on qualitative approach and seeks to articulate policy analysis with the processes experienced by the subjects, taking as main categories of analysis the concepts of childhood and organization of educational work. As data collection instruments, were used analysis of national and local official documents related to the object, particularly those that indicate the guidelines for education policy in the municipality, as well as semi-structured interviews with teachers who work in the first year, teaching managers and coordinators of two municipal schools, and systematic observations of educational relations established in schools in order to care for six year-old child. The data collected allow us to infer that the documents prepared by the Education City of Conceição do Jacuípe to implement the basic education of nine years, dialogue with the proposal of the law, with regard to operational aspects: a gradual transition from elementary school from eight to nine years' duration; cutting age for enrollment and the recast proposal of the organization of pedagogical work to care for six year-old children. The analysis of the processes experienced by the subjects in the law implementation process revealed the theoretical and methodological challenges that come into play, especially regarding the vagueness of childhood conception and organization of educational work in the statements of the subjects and the documents of the institutions; the fragility of discussions about the organization of the pedagogical work and its relationship with childhood specificities and the need for a debate, in the municipality, on for what and for whom we are educating.
Keywords: Ensino Fundamental de nove anos
Infância
Organização do trabalho pedagógico
Conceição do Jacuípe
Elementary school of nine years
Childhood
Organization of pedagogical work
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: ASSIS, Liliane Souza de. As crianças de seis anos no ensino fundamental: implicações na organização do trabalho pedagógico de escolas municipais de Conceição do Jacuípe (2007-2012). 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/218
Issue Date: 12-May-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

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