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dc.creatorMelo Junior, Djalma Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3340285016784328por
dc.contributor.advisor1Azevedo, Elciene-
dc.date.accessioned2015-10-07T23:04:45Z-
dc.date.issued2015-08-25-
dc.identifier.citationMELO JÚNIOR, Djalma Santos. A escolarização das práticas corporais em meio a “Babel da instrucção publica” baiana: os confrontos em torno da gymnastica, música e dança. 2015. 192 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em História)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/229-
dc.description.resumoEsta dissertação tratados debates que mobilizavam os homens letrados em torno da escolarização da gymnastica, da musica e da dança na Reforma da Instrução Pública da Bahia,sancionada em 5 de janeiro de 1881. Examina como as hierarquias sociais e raciais aparecem nesse debate para entender de que forma a política de instrução pública entrava em conflito com as práticas culturais daqueles que visava educar.Desta forma, percebe os rumos planejados para a evolução social e higiene corporal a partir da miscelânea de teorias científicas e pedagógicas daqueles intelectuais,bem como a reação daqueles a quem essas teorias eram endereçadas. Para a escrita deste trabalho pesquisamos um diversificado leque de documentos como artigos e teses de doutores da Faculdade de Medicina da Bahia,noticiários e artigos da imprensa,atas e correspondências enviadas pelo Diretor de Instrução Pública a professores, ofícios,dissertações produzidas por professores para provimento de vaga nas escolas públicas, atas das sessões ordinárias das plenárias dos legisladores da província, Relatórios dos Trabalhos do Conselho Interino de Governo e das Comissões Examinadoras do 1º e 2º Districtos das escolas públicas.Do cruzamento dessas fontes foi possível elaborar uma análise que tem como perspectiva elucidar mais um capítulo da história social da educação na Bahia.por
dc.description.abstractThis thesis deals with the debates which were mobilizing intellectuals around the schooling of gymnastics, music and dance in the Educational Reformation of the Bahia State, enacted in January 5, 1881.Examines how social and racial hierarchies appear in that debate to understand how the public education policy conflicted with the cultural practices of those who sought to educate.Thus realizes the course planned for social evolution and body care from the mix of scientific and pedagogical theories of those intellectuals, as well as the reaction of those to whom these theories were addressed.For writing this thesis we researched a wide range of documents such as articles and theses from doctors of Bahia School of Medicine, newspapers, minutes and correspondence sent by the Director of Public Education to teachers, dissertations produced by teachers for appointment in public schools, the minutes of the regular sessions of the plenary of the provincial legislature, Reports of the Work of the Interim Governing Council, and Examiner Committees from the 1º and 2º Districts of public schools.From the intersection of these sources was possible to prepare an analysis whose perspective is elucidating another chapter in the social history of education in Bahia.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2015-10-07T23:04:45Z No. of bitstreams: 1 MELO, Djalma_Dissertação_.pdf: 1363038 bytes, checksum: 8b415af54af849b2eaea3b988489cd9d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-10-07T23:04:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MELO, Djalma_Dissertação_.pdf: 1363038 bytes, checksum: 8b415af54af849b2eaea3b988489cd9d (MD5) Previous issue date: 2015-08-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGymnastica nas escolaspor
dc.subjectEducação physicapor
dc.subjectInstrução públicapor
dc.subjectHigiene corporalpor
dc.subjectBahiapor
dc.subjectGymnastica at schoolseng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectPublic educationeng
dc.subjectBody careeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA escolarização das práticas corporais em meio a “Babel da instrucção publica” baiana: os confrontos em torno da gymnastica, música e dançapor
dc.typeDissertaçãopor
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