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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Cultura escolar e ensino de História em tempos de Ditadura Militar no Instituto de Educação Gastão Guimarães (Feira de Santana – BA, 1968- 1978)
???metadata.dc.creator???: Barros, Dulcinea Cerqueira Coutinho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Carlos Augusto Lima
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que investigou o ensino de História na cultura escolar do Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG) no contexto da Ditadura Militar brasileira, mais enfaticamente entre os anos de 1968 a 1978, tempos de lutas estudantis, de “milagre econômico”, de reformas no ensino superior e de 1º e 2º graus e, entre outros, de vigência do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Em geral, as instituições escolares, suas culturas e o ensino de História nelas desenvolvido sofreram os efeitos da instalação da Ditadura Militar no país. Contudo, ainda são poucos os estudos que problematizam de forma localizada seu impacto e ingerências nos sujeitos, saberes e práticas do ensino de História em meio às tradições, regularidades e continuísmos que perpassam a cultura escolar. Esse foi o objetivo geral que persegui na pesquisa que focalizou o IEGG, uma escola pública de formação de professores primários instalada desde 1927, em Feira de Santana-Bahia. Para tanto, fiz uso das proposições teórico-metodológicas ensejadas pela categoria analítica Cultura Escolar (JULIA, 2001; FRAGO, 2007), as quais demandaram como fontes documentais da pesquisa escritos de caráter pedagógico e administrativo pertencentes ao arquivo escolar, memórias orais e fotográficas de ex-professores e ex-alunos e materiais didáticos utilizados por esses sujeitos no espaço escolar. A análise das fontes, sua confrontação com a legislação do ensino, com fontes periódicas e, ainda, com uma bibliografia especializada permitiu discutir neste trabalho o processo de imposição da Ditadura e de sua memória no Brasil e em Feira de Santana; situar o processo de constituição da instituição escolar focalizada, sua cultura, principais sujeitos e importância para a cidade e, por fim, o ensino de História, seus saberes e práticas ali desenvolvidos no contexto ditatorial. Este, em linhas gerais, esteve permeado por um espectro de vigilância e medo, prevalecendo entre seus saberes e práticas a memória oficial exaltadora de feitos políticos e de vultos históricos representativos do sacrifício em prol da Nação, rituais cívico-patrióticos levados a efeito em parceria com outras disciplinas escolares e, ainda, “técnicas” que, naquele contexto, renovavam os aspectos metodológicos do ensino de História, sem, contudo, renovar seu conteúdo.
Abstract: This work is the result of a research that investigated the school culture and the teaching of history developed at the Institute of Education Gastão Guimarães (IEGG) in the context of the Brazilian Military Dictatorship, more emphatically in the years 1968-1978, times of student struggles, the “economic miracle”, reforms in higher education and 1st and 2nd degree and, among others, the duration of the Institutional Act No. 5 (AI-5). In general, educational institutions, their cultures and history teaching they developed suffered the effects of the military dictatorship installed in the country. However, there are few studies that question so localized impact and interference in the subject, knowledge and of history teaching practices among the traditions, regularities and “continuísmos” that permeate the school culture. This was the general objective chased in the research that focused on the IEGG, a public school for primary teachers installed since 1927, in Feira de Santana, Bahia. Therefore, I used the theoretical and methodological propositions enabled by the analytical category School Culture (JULIA, 2001; Frago, 2007), which demanded as documentary sources for the research, educational and administrative characterized writings that belong to the school’s files, oral and photographic memories from former teachers and former students and teaching materials used by these subjects at the school. The analysis of the sources, their confrontation with the education legislation, with periodic sources and also with a specialized bibliography allowed the discussion in this paper about the process imposition of dictatorship and its memory in Brazil and in Feira de Santana; placing the constitution process of a focused educational institution, its school culture, the main subjects and importance to the city and, finally, the teaching of history, the knowledge and practices they developed there. This, in general, has been permeated by a surveillance and fear spectrum, prevailing between their knowledge and practices the exalting official memory made by political and representative historical figures of sacrifice for the nation, civic and patriotic rituals carried out in partnership with other school subjects and also “techniques” that, in that context, renewed the methodological aspects of history teaching, without, however, renewing its contents.
Keywords: Cultura Escolar
Ensino de História
Ditadura Militar
IEGG
School Culture
History teaching
Military Dictatorship
IEGG
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em História
Citation: BARROS, Dulcinea Cerqueira Coutinho. Cultura escolar e ensino de História em tempos de Ditadura Militar no Instituto de Educação Gastão Guimarães (Feira de Santana – BA, 1968- 1978). 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em História)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/235
Issue Date: 28-Aug-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

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