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dc.creatorSouza, Gleice Keli Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233457057963186por
dc.contributor.advisor1Trinchão, Gláucia Maria Costa-
dc.date.accessioned2015-10-21T22:56:26Z-
dc.date.issued2015-06-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Gleice Keli Barbosa. “Os esquecidos da História” e a Lei 11.645/08: continuidades ou rupturas? Uma análise sobre a representação dos povos indígenas do Brasil em livros didáticos de História. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/244-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou identificar e analisar o espaço que a temática indígena ocupa na historiografia didática em face das transformações e/ou permanências provocadas pela instituição da Lei 11.645/2008. Tal escrita foi produzida com o intuito de suscitar e ampliar a discussão sobre a história silenciada e marginalizada dos povos indígenas do Brasil. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de caráter documental, na qual utilizamos como principais documentos de análise os textos e imagens contidas nas coleções didáticas História Sociedade & Cidadania e História das Cavernas ao Terceiro Milênio aprovadas pelo PNLD de 2008 e 2011 e destinadas ao Ensino Fundamental II (6°ao 9°ano). Haja vista que os livros didáticos são instrumentos importantes na consolidação e propagação de representações. A análise das fontes nos permitiu problematizar sobre as abordagens privilegiadas e desprezadas na história do Brasil presente nos livros didáticos, assim como constatar que a representação dos povos nativos nos manuais didáticos de História ainda tem sofrido positivas mudanças, mas faz-se necessário que os resultados dos avanços nas pesquisas acadêmicas e historiografia possam alcançar o público leitor dos livros didáticos.por
dc.description.abstractThis research aimed to identify and analyze the space that occupies indigenous issues in teaching history in the face of changes and / or stays caused by Law 11,645 / 2008 institution. Such writing was produced in order to raise and broaden the discussion of the silenced and marginalized history of indigenous peoples of Brazil. The research presents a qualitative approach to documentary character, which we use as the main document analysis texts and images contained in the textbook collections History Society & Citizenship and History of the Third Millennium Caves approved by PNLD 2008 and 2011 and intended for Primary Education II (6 th to 9 th year). Given that textbooks are important tools in the consolidation and spread of representations. The analysis of the sources allowed us to discuss about the privileged approaches and despised in the history of Brazil present in textbooks, as well as see that the representation of indigenous peoples in textbooks of history yet has undergone positive changes, but it is necessary that the results advances in academic research and historiography can reach the readership of textbooks.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2015-10-21T22:56:26Z No. of bitstreams: 1 Trabalho Final impress _2_.pdf: 7316868 bytes, checksum: db4ef93bc8afdb67ffa539ad08c28988 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-10-21T22:56:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trabalho Final impress _2_.pdf: 7316868 bytes, checksum: db4ef93bc8afdb67ffa539ad08c28988 (MD5) Previous issue date: 2015-06-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectPovos indígenaspor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectRepresentationeng
dc.subjectIndigenous peopleseng
dc.subjectTextbookeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title“Os esquecidos da História” e a Lei 11.645/08: continuidades ou rupturas? Uma análise sobre a representação dos povos indígenas do Brasil em livros didáticos de Históriapor
dc.typeDissertaçãopor
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