???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/248
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarrilho, João José da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1913413861366772por
dc.contributor.advisor1Poppe, Paulo César da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206145669430720por
dc.contributor.advisor-co1Jesus, Antônio Delson Conceição de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7696000869833399por
dc.date.accessioned2015-10-29T23:01:30Z-
dc.date.issued2015-09-11-
dc.identifier.citationCARRILHO, João José da Silva. Astronomia no ensino médio, a ciência e o lúdico: desafiando e educando, 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/248-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados da utilização de um material didático chamado de Kit de Atividades Experimentais (KAE), no qual teve como finalidade a elaboração de um Manual de Atividades Experimentais (MAE) para ensino nas áreas de Astronomia, Física e Matemática, dentro de um contexto interdisciplinar. O trabalho foi embasado nas teorias dos pensadores David Ausubel (Teoria da Aprendizagem Significativa) e Lev Vygotsky (Teoria da Interação Social). A intervenção do trabalho científico foi desenvolvida, na disciplina Física, junto a um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de um Colégio da rede particular de ensino de Feira de Santana - Bahia, entre os anos de 2014 e 2015, na qual os estudantes tiveram aulas de Física com a montagem dos referidos kits para observação e discussão de alguns fenômenos físicos e astronômicos. Com a finalidade de mediar o conhecimento adquirido pelos participantes dentro deste processo de formação, realizamos neste trabalho pré e pós-testes com questões que permitiram extrair importantes resultados e conclusões. Nesse sentido, os resultados do pós-teste e da Avaliação da Metodologia, submetidos a uma análise de conteúdo, indicaram que os alunos que participaram do desenvolvimento dos kits conseguiram apropriar-se mais dos conceitos, além de demonstrarem mais interesse nas aulas e empolgação com o trabalho da construção dos kits, ratificando que a experimentação é um dos fatores que mais agradaram ao longo das aulas. Do exposto acima, podemos concluir neste trabalho a necessidade de se pensar em uma nova abordagem na utilização de atividades práticas, mesmo sabendo que já existam diversas estratégias bem sucedidas, acreditamos que a utilização do MAE trará importantes contribuições que são descritas ao longo da metodologia desse trabalho.por
dc.description.abstractThis master thesis presents the results of the use of a didactic material called Experimental Activity Kit (KAE), which was intended to draw up an Experimental Activities Manual (MAE) for teaching astronomy, physics and mathematics. This material was influenced by the teachings of David Ausubel about meaningful learning and Lev Vygotsky, with the theory of acquiring knowledge through practical activity in a social environment. The study was developed during high school physics classes in Feira de Santana, Bahia, between 2014 and 2015, in which the students had to assembly the kits and observe physics and astronomical phenomena. In order to measure the knowledge acquired by the participants in this training process, we perform pre and post-tests with questions that allowed extract important results and conclusions. The results of the exams and evaluation of the methodology, submitted to a content analysis, indicated that students who saw reasoning as emerging through the assembly of the kits developed higher cognitive functions and showed greater interest and excitement in class, confirming that experimentation is one of the factors that most pleased the students during the lessons. This indicates the necessity of a new approach and use hands-on activities, even knowing that many strategies are already available, we believe that the use of MAE brings important contributions, which are described along this work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Ricardo Andrade da Silva (lrasilva@uefs.br) on 2015-10-29T23:01:30Z No. of bitstreams: 2 2015_João José da Silva Carrilho - A CIÊNCIA E LÚDICO DESAFIANDO E EDUCANDO.pdf: 2282573 bytes, checksum: 05e841c739d724ab242f73b113eef81f (MD5) PRODUTO-EDUCACIONAL MAE.pdf: 18209308 bytes, checksum: 7ff244549966808f40206363d01b811e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-10-29T23:01:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 2015_João José da Silva Carrilho - A CIÊNCIA E LÚDICO DESAFIANDO E EDUCANDO.pdf: 2282573 bytes, checksum: 05e841c739d724ab242f73b113eef81f (MD5) PRODUTO-EDUCACIONAL MAE.pdf: 18209308 bytes, checksum: 7ff244549966808f40206363d01b811e (MD5) Previous issue date: 2015-09-11eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Atronomiapor
dc.subjectManual de atividades experimentaispor
dc.subjectPedagogia da autonomiapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectAstronomy educationeng
dc.subjectHandbook of experimental activitieseng
dc.subjectPedagogy of autonomyeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.titleAstronomia no ensino médio, a ciência e o lúdico: desafiando e educandopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_João José da Silva Carrilho - A CIÊNCIA E LÚDICO DESAFIANDO E EDUCANDO.pdfDissertação2.23 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
PRODUTO-EDUCACIONAL MAE.pdfManual de atividades experimentais, a ciência e o lúdico: desafiando e educando fazer, saber, como e por quê? - Produto Educacional17.78 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.