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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A intervenção do empresariado na educação escolar: análise das diretrizes e ações no município de Feira de Santana – Ba (2001-2008)
???metadata.dc.creator???: Lopes, Vânia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Antonia
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa problematiza a intervenção do empresariado nas políticas educacionais empreendidas na rede municipal de educação de Feira de Santana – BA, no período de 2001 a 2008. Para isso, o estudo elegeu como questão central de investigação: quais são as diretrizes do empresariado para a educação e como elas se materializam em políticas educacionais para o sistema municipal de educação de Feira de Santana? A inserção do empresariado enquanto formuladores de políticas educacionais, através de suas organizações sociais, remonta aos processos de reforma administrativa da década de 1990, e apresenta como argumento a suposta incapacidade do Estado em garantir os direitos sociais, deslocando este papel para as organizações públicas não-estatais. Como objetivo buscou-se analisar as concepções e ações dos programas de parcerias entre o empresariado e o governo municipal de Feira de Santana. A pesquisa baseou-se na análise de conteúdo qualitativa, e procurou articular a análise política das políticas educacionais proposta pelo empresariado e acolhidas pelo governo municipal, através de programas de parcerias, entre 2001 a 2008, tomando como principais categorias de análises os conceitos de Estado e Responsabilidade Social Empresarial. O corpus do estudo foi constituído de documentos oficiais, impressos e digitais, que indicaram diretrizes das políticas educacionais do governo municipal de Feira de Santana; notícias de jornais impressos e digitais que apontaram aspectos sobre a educação municipal e; documentos dos programas resultantes de parcerias entre a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana e empresas, no período de 2001 a 2008. Identificou-se que, entre os anos de 2001 a 2004, as parcerias se caracterizaram por ações de programas mais pontuais, intensificando suas ações na segunda gestão do prefeito José Ronaldo de Carvalho, entre 2005 a 2008, quando as estratégias de parcerias e intervenções do empresariado tomaram novos contornos, tornando-se mais refinadas e duradouras. O foco passou a ser a gestão educacional eficiente e os programas voltados para o meio ambiente e inclusão social, tornaram-se mais abrangentes. O estudo concluiu que as intervenções do empresariado nas políticas educacionais, sob a égide da responsabilidade social empresarial (RSE), vêm se constituindo num importante vetor para a promoção da imagem das empresas como promotores de serviços sociais, tendo como mote a implantação de um modelo eficiente e um padrão de produtividade, encontrado na gestão empresarial.
Abstract: This research discusses the involvement of the business community in educational policies undertaken in the municipal education Feira de Santana - BA, in the period 2001-2008. For this study elected as central research question: what are the guidelines for entrepreneurship education and how they materialize in educational policies for the municipal education Feira de Santana? The insertion of the business while educational policy makers, through their social organizations, dating back to the processes of administrative reform of the 1990s, and has as argument the alleged inability of the state to guarantee social rights, shifting this role for public non-state actors. Aim sought to analyze the concepts and actions of partnership programs between business and the municipal government of Feira de Santana. The research was based on qualitative content analysis, and sought to articulate the political analysis of educational policies proposed by the business and accepted by the city government, through partnership programs between 2001-2008, taking as main categories of analysis the concepts of State and Corporate Social Responsibility. The corpus of the study consisted of official documents, print and digital, which indicated guidelines of the educational policies of the municipal government of Feira de Santana; newspaper reports indicated that print and digital aspects of education and municipal; documents programs resulting from partnerships between the Municipal Education Feira de Santana and companies in the period 2001-2008. It was found that between the years 2001 to 2004, partnerships were characterized by actions more specific programs, intensifying their actions in the second administration of Mayor Jose Ronaldo de Carvalho, from 2005 to 2008, when the partnership strategies and interventions entrepreneurs took new shape, becoming more refined and enduring. The focus became the management and efficient educational programs focused on the environment and social inclusion have become more comprehensive. The study concluded that the interventions of entrepreneurship in education policy under the umbrella of corporate social responsibility (CSR), hereby becoming an important vector for the promotion of corporate image as promoters of social services, having as theme the implementation of a model efficient and standard productivity found in business management.
Keywords: Estado
Parceria empresa-escola
Responsabilidade social empresarial
State
School-business partnerships
Corporate Social Responsibility
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: LOPES, Vânia Pereira Moraes. A intervenção do empresariado na educação escolar: análise das diretrizes e ações no município de Feira de Santana – Ba (2001-2008). 2013. 146 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/251
Issue Date: 20-Jun-2013
Appears in Collections:Coleção UEFS

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