???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/256
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O desenho de capas de discos bossa-novistas e tropicalistas: indicação da cultura brasileira num tempo (1958-1968)
???metadata.dc.creator???: Santana, Valeria Nanci de Macedo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa trata da formulação de conjunto de técnicas analíticas para avaliação das capas de discos de vinil de dois dos mais importantes períodos da música brasileira, a Bossa Nova e a Tropicália. A motivação deste trabalho origina-se da ideia geral de que estes movimentos são capazes de indicar o papel relevante da música para a sociedade brasileira e o perfil cultural desta nação, entre 1958 a 1968. Estímulo maior, contudo, encontrou-se, especificamente, na: (i) paixão da autora por esses dois estilos musicais; (ii) desejo pessoal de somar mais um trabalho acadêmico a essa sempre atual temática, isto é, análise gráfica de discos para com-preensão de dado tempo de uma civilização; (iii) necessidade acadêmica de definir procedi-mentos e técnicas de análise gráfica para capas de discos de vinil, elepês — fundamentadas no Desenho industrial —,que fossem além de um mero simples, “gostei”, “legal”, “bacana”. Co-mo objetivos específicos, delimitamos: traçar um panorama referente às linguagens gráfico-visuais usadas por “capistas”, isto é, aqueles tipógrafos, artistas, designers que projetaram, desenharam e ilustraram graficamente esse produto industrial fascinante. Procurou-se contex-tualizar os estilos musicais bossa-novista e tropicalista e suas respectivas produções para as capas de discos da Bossa Nova e da Tropicália, compreendendo a concepção da imagem, a partir da adequação na contextualização temporal, demonstrando a importância do uso ade-quado da linguagem visual numa obra fonográfica em termos de efeitos que busca gerar; con-tribuir, social e academicamente, diversas vertentes do conhecimento. Para isto tratamos de aspectos anteriores e posteriores à personalização das capas de discos — como era e como passou a ser a relação das produções capistas com a preocupação no uso da imagem. Procu-ramos demonstrar a marca cultural e estética deixadas por esses períodos musicais via projetos capistas; buscamos referências bibliográficas, videográficas, websites, etc., além de dados que fundamentassem esta dissertação, através da colaboração (via entrevista semiestruturada: formulários aplicados a uma amostra de vinte entrevistados, dentre eles, radialistas, músicos, professores de música e pesquisadores musicais, na cidade de Feira de Santana-BA) e análises gráficas dos desenhos das capas de discos, bossa-novistas e tropicalistas, através de métodos de alguns teóricos, um método próprio e métodos dos sujeitos da pesquisa, sobretudo tratando de aspectos referentes aos fatores projetuais, tipos de desenhos, ideogramas e técnicas linguís-ticas adequadas. Explicitamos o quanto a arte de desenhar e contemplar a capa de disco sofreu transformações, do surgimento do LP à Era do MP3, mencionando as perdas e ganhos dos desenhos capistas, enquanto representação cultural de um tempo. E o quanto este trabalho pode vir a contribuir acadêmica e socialmente, na didática e ordenação de conhecimentos li-gados à temática aqui posta. Concluímos esta pesquisa de modo a trazer à tona o debate sobre a possível volta da capa de disco, e de seus desenhos, gerando, sobretudo à indústria fonográ-fica, a reflexão sobre a projetação e feitura da mesma.
Abstract: This research deals with the formulation of a set of analytical techniques for evaluation of vinyl record covers of two of the most important periods of Brazilian music, Bossa Nova and Tropicália. The dissertation was motivated by the general idea that these movements are able to indicate the important role of music to the Brazilian society and the cultural profile of this nation, from 1958 to 1968. Larger stimulus, however, found specifically in: (i) the author's passion for these two musical styles; (ii) personal desire to add more academic work that al-ways current, i.e. graphical analysis to understand given time of a civilization; (iii) academic need to define procedures and analysis techniques for graphical vinyl record covers, long-playing — based on industrial design techniques — that went beyond a mere single, "liked", "cool", "cute". As specific objectives, it was defined: draw a panorama on the graphic-visual languages used by "capistas", i.e., those typographers, artists, graphic designers who designed and illustrated graphically this fascinating industrial product. Sought to contextualize the mus-ical style bossa-tropicalist and released and their productions for the covers of Bossa Nova and Tropicália, understanding the design of the image, from the adequacy in temporal context, demonstrating the importance of proper use of visual language in a record in terms of effects work that seeks to generate; social contribution and academically, various aspects of know-ledge. With that objective in mind, it was treated anterior and posterior aspects to customizing album covers — as it was and as it became the relationship of production "capistas" with the concern on the use of the image. We seek to demonstrate the cultural and aesthetic mark left by these musical periods of the cover designs. We look for references, videos, websites, etc., in addition to data that substantiate this thesis through collaboration (via semi-structured in-terview: forms applied to a sample of twenty interviewees, including broadcasters, musicians, music teachers and music researchers in the city of Feira de Santana-BA); and graphical ana-lyses of the album covers designs from Bossa-nova e Tropicaália; It was sought through me-thods of some theorists, a proprietary method and methods of research subjects, primarily dealing with aspects related to the project factors, types of designs, ideograms and linguistic techniques. We have specified how much the art of drawing and contemplate the disk cover suffered transformations, the advent of the LP to the Era of MP3, mentioning the losses and gains of LP cover designs, while the cultural representation of a time. And how this work may prove to contribute socially, academically and in didactic and knowledge linked to the thematic ordering here. We concluded this research in order to bring up the debate about the possible return of disk cover, and their designs, generating, especially in the music industry, the reflection on the design and making of same.
Keywords: Desenho
Capas de discos
Bossa Nova
Tropicália
Cultura
Design
Cover albums
Tropicalia
Culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: ARTES PLASTICAS::DESENHO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade
Citation: SANTANA, Valeria Nanci de Macedo. O desenho de capas de discos bossa-novistas e tropicalistas: indicação da cultura brasileira num tempo (1958-1968). 2013. 261 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/256
Issue Date: 22-Apr-2013
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação completa Valéria Nancí.pdfArquivo de texto completo11.85 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.