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dc.creatorSilva, Maria José Firmino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2856113404639112por
dc.contributor.advisor1Araujo, Miguel Almir Lima de-
dc.date.accessioned2015-11-12T22:30:44Z-
dc.date.issued2013-05-07-
dc.identifier.citationSILVA, Maria José Firmino da. Cultura sertânica e currículo: diálogo fundante para a Educação no/do Campo numa escola pública municipal de Tucano/BA. 2013. 134 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/258-
dc.description.resumoEste estudo de caso objetivou responder à seguinte questão de pesquisa: como se configuram as relações entre o currículo proposto pela Escola Municipal Cristóvão Colombo e os contextos socioculturais dos seus estudantes na perspectiva da Educação do Campo? Assim, considerando essas relações como densas, complexas, opacas e contraditórias, optamos por uma abordagem qualitativa, referenciada na Etnopesquisa Crítica que nos possibilitou compreender as maneiras de os sujeitos darem sentido e encaminharem suas questões cotidianas, a partir do lugar social do qual falam. Nessa perspectiva do lugar social, na análise dos dados nos inspiramos em alguns pressupostos da Análise do Discurso (ORLANDI, 2003; 2006; 2012). Nosso locus de pesquisa, portanto, foi uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Tucano/Ba e os sujeitos colaboradores foram sete professores, a gestora e a coordenadora pedagógica da instituição e dezenove estudantes. Para constituir o corpus deste trabalho, foram realizadas entrevistas, grupos focais, análise de documentos, observações e fotografias que nos possibilitaram, nas considerações de final aberto, compreender que as relações entre o currículo proposto pela Escola Municipal Cristóvão Colombo e os contextos socioculturais dos seus estudantes se configuram, principalmente, através de projetos pedagógicos como também do diálogo entre os conhecimentos que figuram nos livros didáticos e os contextos de referência dos estudantes, mas quase sempre de forma espontânea, sem registro e sem intencionalidade.por
dc.description.abstractThis case study aimed to answer the following research question: how are the relations between the curriculum proposed by the Cristóvão Colombo School and the sociocultural contexts of their students from the perspective of Rural Education? So, considering these relations as dense, complex, opaque and adversarial, we chose a qualitative approach, referenced in Ethno Critical research that enabled us to understand the ways of the people to make sense and submit their everyday issues, from the social place which they speak . In this perspective of the social place, in the data analysis we were inspired in some assumptions of Discourse Analysis (ORLANDI, 2003, 2006, 2012). Our locus of research, so, was a Municipal Public school of Tucano / Ba and the collaborator subjects were seven teachers, the educational coordinator and the head mistress of the institution and nineteen students. To form the corpus of this work, we conducted interviews, focus groups, document analysis, observations and photographs that enabled us, in open-ended considerations, to understand that the relationship between the curriculum proposed by the Cristóvão Colombo School and the sociocultural contexts of their students are configured, mainly, through pedagogical projects as well as the dialogue between the knowledge contained in textbooks and the reference contexts of the students, but almost always spontaneously, without registration and without intentionality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2015-11-12T22:30:44Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃOFIRMINO2013.pdf: 2139168 bytes, checksum: 0ff570e0897b465cd9851bc9a5642129 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-12T22:30:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃOFIRMINO2013.pdf: 2139168 bytes, checksum: 0ff570e0897b465cd9851bc9a5642129 (MD5) Previous issue date: 2013-05-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectCultureeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectRural Educationeng
dc.subject.cnpqTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleCultura sertânica e currículo: diálogo fundante para a Educação no/do Campo numa escola pública municipal de Tucano/BApor
dc.typeDissertaçãopor
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