???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/265
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Construção participativa de uma matriz de indicadores para avaliação de programas de educação ambiental aplicados na gestão de recursos hídricos no semiárido
???metadata.dc.creator???: Santos, Jackeline Lisboa Araújo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Dias, Sandra Maria Furiam
???metadata.dc.description.resumo???: A articulação do Semiárido (ASA), através do P1MC (Programa de Formação e Mobilização Social para convivência com o Semiárido: Um milhão de cisternas rurais), possibilita que famílias que moram em áreas rurais tenham acesso à cisterna de placas, uma tecnologia que visa recolher a água da chuva e armazená-la para consumo humano. Junto a esta ação, o programa tem como forma de mobilização social o desenvolvimento do curso de capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH). O objetivo deste estudo foi construir, com a participação de sujeitos envolvidos no programa de construção de cisterna, uma matriz de indicadores para avaliação de programas de educação ambiental aplicados na gestão de recursos hídricos. Esta pesquisa possuiu abordagem qualitativa e teve como objeto de estudo o P1MC executado pela unidade do MOC (movimento de organização comunitária) localizado no município de Serrinha- Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram vinte representantes de famílias beneficiadas com a cisterna, dois multiplicadores técnicos e dois instrutores do curso de GRH. A coleta de dados teve dois momentos: o primeiro momento consistiu na construção da matriz de indicadores preliminar, a partir de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observação de cursos de GRH. O segundo momento consistiu na finalização e validação da matriz, realizado por meio de grupo focal, tendo como sujeitos participantes: dois membros da Comissão de Recursos Hídricos do município, dois multiplicadores técnicos, uma instrutora, uma agente comunitária de saúde e um representante das comunidades. A matriz de indicadores construída está fundamentada em sete dimensões (social, política, educacional, cultural, ambiental e saúde pública, econômica e organização do espaço de diálogo) e dezesseis indicadores com perguntas norteadoras, descritores e meios de verificação. Espera-se que a utilização de matriz de indicadores para avaliação de programas de educação ambiental possa contribuir como um instrumento que apresenta funcionalidade e facilidade de aplicaçãoem avaliação e acompanhamento de cursos de Educação Ambiental nos programas de construção de cisternas.
Abstract: The articulation of semiarid (ASA) through P1MC (Training and Social Mobilization Program for living with semiarid: One million rural cisterns), enables families who live in rural areas have access to the cistern plates, a technology that aims to collect rainwater and store it for human consumption. Along with this action, the program has the development of the training course in Water Resources Management (GRH) as a form of social mobilization. The aim of this study was to construct, with the participation of subjects involved in the construction of cistern program, a matrix of indicators for evaluating environmental education programs applied in water resources management. This research has a qualitative approach and its object of study was the P1MC, performed by unit MOC (Movement of Community Organization) located in Serrinha municipality, Bahia state. The research subjects were twenty representatives of families benefiting with the cistern, two multipliers technicians and two GRH course instructors. Data collection had two stages: the first stage consisted on the primary indicators matrix construction, based on interviewssemistructured, documentary research and observation GRH courses. The second stage consisted on matrix finalization and validation, accomplished through focus group, composed of participating subjects: two members of the Water Resources Commission of the municipality, two multipliers technicians, an instructor, a community health worker and a community representative. The constructed matrix of indicators is based on seven dimensions (social, political, educational, cultural, environmental and public health, economic, spatial organization of dialogue) and sixteen indicators with guiding questions, descriptors and means of verification. It is expected that the use of indicators matrix for evaluating environmental education programs can contribute as an instrument that introduces functionality and can be easily applied in the evaluation and monitoring of Environmental Education courses in the construction of cisterns programs.
Keywords: Gestão de recursos hídricos
Cisternas rurais
Indicadores
Avaliação participativa e Educação ambiental
Water resources management
Rural cisterns
Indicators
Participative assessment and Environmental education
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental
Citation: SANTOS, Jackeline Lisboa Araújo. Construção participativa de uma matriz de indicadores para avaliação de programas de educação ambiental aplicados na gestão de recursos hídricos no semiárido. 2013. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/265
Issue Date: 5-Oct-2013
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Jackeline Lisboa Araújo Santos.pdfArquivo de texto completo2.97 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.