???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/26
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPimentel, Susana Couto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6636602535604435por
dc.contributor.advisor1Borges, Santiago-
dc.date.accessioned2015-07-15T13:31:36Z-
dc.date.available2008-07-29-
dc.date.issued2002-08-02-
dc.identifier.citationPIMENTEL, Susana Couto. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO DA LEITURA: um estudo em classe de primeira série do Ensino Fundamental. 2002. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2002.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/26-
dc.description.resumoEste trabalho analisa a mediação pedagógica enquanto favorecedora do avanço na compreensão da leitura de alunos da primeira série do Ensino Fundamental. A mediação pedagógica é discutida sob a ótica de pressupostos da teoria sócio-histórico-cultural, levando-se em conta a dimensão social da construção do conhecimento, ressaltando o papel do professor como organizador de estratégias de ensino que favoreçam o desenvolvimento do seu aluno. A leitura é abordada numa perspectiva de interação leitor-texto, objetivando a compreensão, atribuição de significado e sentido ao texto escrito. Partindo desse quadro teórico, o estudo empírico foi realizado em uma classe de primeira série do Ensino Fundamental, onde se desenvolveu, junto com a professora da turma, a construção e aplicação de uma estratégia didática de mediação pedagógica, com vistas a favorecer o avanço da compreensão leitora dos alunos envolvidos no trabalho. A análise do trabalho de mediação pedagógica foi feita de forma qualitativa, com ênfase na descrição do processo. A fim de validar os resultados obtidos com a aplicação da estratégia didática, foram utilizados métodos estatísticos, considerando-se o desempenho dos alunos na leitura em dois momentos distintos, pré-teste e pós-teste, realizados respectivamente antes e depois da intervenção. As evidências do trabalho empírico apontam para o fato de que a mediação pedagógica, na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de alunos da primeira série do Ensino Fundamental, favorece o avanço da compreensão leitora desses alunos. O resultado desta investigação foi a sistematização de uma estratégia didática, baseada na mediação pedagógica na ZDP, para o avanço de alunos da primeira série no processo de compreensão da leitura.por
dc.description.abstractEste trabajo analiza la mediación pedagógica como favorecedora del avance en la comprensión de la lectura de los alumnos del primer grado de la Enseñanza Fundamental. La mediación pedagógica es discutida a partir de los presupuestos de la teoría Socio-histórico-cultural teniendo en cuenta la dimensión social de la construcción del conocimiento, resaltando el papel del profesor como organizador de estrategias de enseñanza que favorecen el desarrollo de su alumno. La lectura es abordada en una perspectiva de interacción lector-texto, objetivando la comprensión, la atribución de significado y el sentido al texto escrito. Partiendo de ese cuadro teórico, el estudio empírico fue realizado en una clase de primer grado de la Enseñanza Fundamental donde se desarrolló, junto con la profesora del grupo, la construcción y aplicación de una estrategia didáctica de mediación pedagógica con vista a favorecer el avance de la comprensión lectora de los alumnos incluídos en el trabajo. El análisis del trabajo de mediación pedagógica fue realizado de forma cualitativa con énfasis en la descripción del proceso. Con el fin de validar los resultados obtenidos con la aplicación de la estrategia didáctica, fueron utilizados métodos estadísticos, considerándose el desempeño de los alumnos en la lectura en dos momentos distintos a través de la aplicación de pre-test y post-test realizados respectivamente antes y después de la intervención. Las evidencias del trabajo empírico señalan el hecho de que la sistematización de la mediación pedagógica en la Zona de Desarrollo Próximo (ZDP) de los alumnos del primer grado de la Enseñanza Fundamental favorece el avance en el proceso de la comprensión lectora de dichos niños.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-07-15T13:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 capa dissertacao.pdf: 370748 bytes, checksum: 4d516778b34d1ad3f04fbbf851a3ef7b (MD5) Previous issue date: 2002-08-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANApor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado em Educação Especialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMediação pedagógicapor
dc.subjectCompreensão leiturapor
dc.subjectDidáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleMEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A COMPREENSÃO DA LEITURA: um estudo em classe de primeira série do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File SizeFormat 
capa dissertacao.pdf362.06 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.