| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/27| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA |
| ???metadata.dc.creator???: | Duboc, Maria José Oliveira ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Hechavarria, Antonia Oilda Orozco |
| First advisor-co: | Barone, Rosa Elisa Mirra |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho é o resultado de uma investigação sobre a formação de professores que atuam em classes com alunos surdos, no processo de inclusão, em escolas da rede estadual de Feira de Santana, estado da Bahia. Nas análises realizadas, levou-se em conta a adequação/inadequação da formação dos professores, no sentido de mediar o processo de apropriação das experiências sociais que a condição da surdez exige. Alicerçado na teoria sócio-histórico cultural, busca-se conhecer os desdobramentos da proposta inclusivista, através dos desafios enfrentados pelo professor e dos mecanismos utilizados para dar conta dessa nova situação. Outra intenção foi avaliar a realidade da escola, particularmente dos professores, visando a elaborar uma proposta de intervenção, pautada na defesa e construção de uma escola comprometida com as Necessidades Educativas Especiais particularmente, a dos alunos surdos. Para dar conta da proposta, articulou-se o referencial teórico aos métodos empíricos. A análise/síntese, indução/dedução e o método histórico/lógico estão fortemente articulados à observação, entrevista, diferencial semântico e análise de documentos. Como técnica de pesquisa, foi empregado o estudo de caso. A pesquisa de campo foi desenvolvida, no período de maio a dezembro de 2000 e permitiu identificar a importância de buscar novas alternativas para a formação do professor e de viabilizar um ensino que venha resultar no desenvolvimento do aluno. |
| Keywords: | Alunos surdos Inclusão social Formação de professores |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
| Language: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
| Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UEFS |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Mestrado em Educação Especial |
| Citation: | DUBOC, Maria José Oliveira. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE FEIRA DE SANTANA. 2002. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, Feira de Santana, 2002. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/27 |
| Issue Date: | 9-Aug-2002 |
| Appears in Collections: | Coleção UEFS |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TESE DUBOC FINAL.pdf | 341.74 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


