???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/281
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desenho e fisioterapia: a contribuição do exercício do desenho para o aprendizado da cinesiologia
???metadata.dc.creator???: Dias, Josemar Blures de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Antônio Wilson Silva de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa é o resultado da análise transdisciplinar entre as Ciências do Desenho e da Fisioterapia, utilizando como parâmetro de intercessão a produção gráfica para o alcance de experiências de aprendizagem de conteúdos da disciplina de Cinesiologia aplicada ao curso de Fisioterapia, considerando quatro temas centrais (miologia, osteologia, estrutura articular e movimento). A metodologia do estudo baseou-se no Método Pesquisa-Ação, por fundamentar cientificamente o mestrando para atuar na fase de campo auxiliando diretamente os participantes na produção de Desenho, porém, sem interferir no desenvolvimento gráfico do estudante. Para a complementação dos dados coletados, utilizou-se um questionário estruturado em oito questões fechadas, respondidas em dois momentos distintos, considerando: As cinco primeiras questões respondidas antes do início do exercício de Desenho. As três últimas questões respondidas somente após a finalização dos exercícios de Desenho. A coleta de dados foi realizada nos meses de Setembro e Outubro – 2014, considerando a realização de oito encontros para produção de Desenho. A atividade contou com a participação de vinte e oito estudantes que cursavam o segundo semestre do curso de Fisioterapia da Faculdade Santo Antônio – FSA, instituição situada na cidade de Alagoinhas-BA. As análises dos Desenhos coletados revelaram a comunicação de fatos da realidade científica discutida na Cinesiologia com a orientação conceitual da modalidade de Debuxo para a produção dos Desenhos. O exercício de Desenho se mostrou eficiente diante a relação de aprofundamento do aprendizado visual, e desenvolvimento do aprendizado motor para o exercício do Desenho construído em sala de aula. A apreciação das respostas contidas no questionário aplicado em campo constatou que os participantes consideraram de forma unânime que o exercício de Desenho lhes possibilitou experiências de aprendizagem ao trabalhar os conteúdos da disciplina de Cinesiologia.
Abstract: This research is the result of interdisciplinary analysis between the design and Physiotherapy Sciences, using as parameter the intercession of graphic production to the scope of content learning experiences of Kinesiology discipline applied to Physiotherapy course, considering four main themes (myology , osteology, joint structure and movement). The study methodology was based on Action Research Method, by scientifically substantiate the master's degree to work in the field phase directly assisting the participants in the design of production, but without interfering with the student's graphic development. To complement the data collected, we used a structured questionnaire in eight closed questions answered at two different times, considering: The first five questions answered before the design exercise. The last three questions answered only after the completion of design exercises. Data collection was conducted in the months of September and October - 2014 considering holding eight meetings for Design of production. The activity included the participation of twenty-eight students who were in the second half of the Physical Therapy course of the School San Antonio - FSA, institution located in the city of Alagoinhas, Bahia. The analysis of the collected Drawings revealed the facts communication with the scientific reality discussed in kinesiology the conceptual direction of Sketching mode for production of the Drawings. Drawing exercise was efficient on deepening the relationship of visual learning and development of motor learning for the exercise of design built in the classroom. The appreciation of the responses contained in the questionnaire applied in the field found that participants felt unanimously that exercise design allowed them to learning experiences when working the contents of Kinesiology discipline.
Keywords: Desenho
Debuxo
Cinesiologia
Aprendizagem
Fisioterapia
Educação
Ensino Superior
Drawing
Sketching
Kinesiology
Learning
Physical Therapy
Education
Higher Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: ARTES PLASTICAS::DESENHO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade
Citation: DIAS, Josemar Blures de Souza. Desenho e fisioterapia: a contribuição do exercício do desenho para o aprendizado da cinesiologia. 2015. 94 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/281
Issue Date: 27-Aug-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSETAÇÃO_JOSEMAR_BLURES.pdfArquivo em texto completo3.46 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.