???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/296
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre o preto-e-branco e o colorido: análise das formas e funções dos livros paraescolares da Matemática
???metadata.dc.creator???: Costa Junior, Cales Alves da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Trinchão, Gláucia Maria Costa
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo central dessa pesquisa foi descrever e analisar quais os processos e os dispositivos que estabeleceram a produção dos livros paraescolares da Matemática, tendo em vista o desenvolvimento teórico/tecnológico/técnico das artes gráficas. Para essa tarefa qualitativa usou-se procedimentos de coleta e fonte de informação de abordagem documental, pois o objeto de análise foram os livros paraescolares da Matemática (LPEM), entre outros documentos impressos e eletrônicos. Realizou-se visitas em bibliotecas particulares e públicas, escolas, acervos digitais com intuito de produzir um banco de dados do objeto investigado. Localizou-se 252 livros paraescolares da Matemática, destes, foram analisados 207. Livros estes, produzidos de 1934 a 2012. Para análise e discussões utilizou-se os parâmetros do Metaprojeto para decifrar as informações implícitas e explícitas contidas nas formas dos referidos livros. Percebeu-se que esses livros funcionam enquanto dispositivo de memória e de registro histórico, sistematizados em registros imagéticos, para influir saberes das experiências dos seus produtores à mente do leitor pela linguagem imagética. Entre os produtores, estão os inventores do paraescolar, educadores da Matemática, bem como coautores e coadjuvantes das artes gráficas. Enquanto paraescolar, esse tipo de livro tem uma forma que expressa dimensão conceitual agregadora de funções e ambientes de aprendizagem e formação não escolar e escolar. Para compreender essas funções, utilizou-se das análises da imagem propostas por Martine Joly, teorias pedagógicas discutidas por Pedro Demo, teoria da instrumentalização de Rabardel remixadas com ideias de Foucault, Felix Guatarri, Suely Rolnik, Marilena Chauí entre outros que buscam compreender os processos e dispositivos da mente humana em foco ao dispositivo analisado, LPEM. A partir desse remix, percebeu-se que os LPEM são inventados no intento e funcionam enquanto dispositivos objeto-em-imagem para resolução de tarefas contidas na sociedade. Os produtores os transformam em dispositivos objeto-em-artefato para desenvolver os processos de aprendizagem e formação dos sujeitos que se sensibilizam com os espectros visuais e saberes sistematizados da Matemárica, ativando assim suas funções pela linguagem dentro do próprio seio destes processos, os tornando enquanto dispositivo objeto-em-instrumento. Diante disso, percebeu-se que nos livros paraescolares da Matemática estão contidos, organização pedagógica; pensamento duplo; imaginário; memória dos educadores da Matemática; dos coautores e coadjuvantes das artes gráficas, com rigor cientifico e com histórias que expressam o desenvolvimento dos saberes da Matemática, oriundos das manifestações artísticas e das relações sociais produzidas, transformadas e acumuladas. Isso se torna possível de perceber ao identificar o Desenho enquanto arranjo expressivo das experiências dos seres humanos. O dispositivo Desenho configura, pela combinação das linguagens visuais projetadas no papel, as formas dos livros paraescolares da Matemática. Pelo Desenho influi os fluxos dos saberes para o desenvolvimento da aprendizagem e formação da Matemática.
Abstract: El principal objetivo de esta investigación fue describir y analizar los procesos y dispositivos que establecieron la producción de libros paraescolares de la Matemática, en vista el desarrollo tecnológico/teórico/técnico de las artes gráficas. Para esta tarea cualitativa se utilizó procedimientos de recolección información de enfoque documental, dado que los objetos de análisis son los libros paraescolares de la Matemática entre otros documentos impresos y electrónicos. Fueron realizadas visitas en bibliotecas públicas y privadas, escuelas y banco de información digital con el fin de producir un banco de datos de los objetos investigados. Se localizan 252 libros paraescolares de la Matemática y se utilizan 207 para el análisis en ese trabajo. Estos libros producidos de 1934 a 2012. Para los análisis y discusiones fueron utilizados los parámetros del Metaproyecto para descifrar informaciones explícitas e implícitas en las formas de tales libros. Se observa que esos libros operan las funciones de dispositivo de memoria y de registro histórico, sistematizados en registros imagéticos, para influir los saberes de las experiencias de sus productores a la mente del lector a través de la lenguaje imágetica. Entre los productores, están los inventores de paraescolares, educadores de la Matemática, así como co-autores y apoyo constructores de las artes gráficas. Mientras paraescolar, este tipo de libro tiene una forma que expresa dimensión conceptual de agregación de funciones y ambientes de aprendizaje y formación no escolar y escolar. Para comprender esas funciones, se utilizó el análisis de la imagen propuestas por Martine Joly, teorías pedagógicas discutidas por Pedro Demo, teoría de la instrumentalización de Rabardel remixadas con las ideas de Foucault, Félix Guattari, Suely Rolnik, Marilena Chaui y otros sabios que buscan comprender los procesos y dispositivos de la mente humana en foco de lo dispositivo examinado, LPEM. De este remix, se dio cuenta de que los LPEM son inventados en el intento y funcionan como dispositivos objeto-en-imágenes para la solución de las tareas contenidas en la sociedad. Los productores transforman los dispositivos objeto-en-imágenes en dispositivos objeto-en-artefacto para desarrollar procesos de aprendizaje y formación de las personas que sean sensibles al espectro visual y saberes sistematizados de la Matemática, activando de esta manera sus funciones por el lenguaje dentro del propio seno de estos procesos, los transformarse en dispositivo objeto-en-instrumento. De este modo, ha percibido que en los libros paraescolares de la Matemática están contenidos organización pedagógica; pensamiento duplo; imaginaria; memoria de los educadores de la Matemática; de los coautores y coadyuvante de las artes gráficas, con rigor científico y con historias que expresan el desarrollo del saberes de la Matemática, que origina de las manifestaciones de arte y de las relaciones saciáis producidas, transformadas e acumuladas. Eso se torna posible de percibir por identificar o Deseno mientras arreglo expresivo de las experiencias de los seres humanos. El dispositivo Deseno configura, mediante la combinación de las lenguajes visuales proyectadas en papel, las formas de los libros paraescolares de la Matemática. Pelo Deseno influye los saberes para el desenvolvimiento de la aprendizaje y formación de la Matemática.
Keywords: Artes gráficas
Livro paraescolar da Matemática
Dispositivo de memória
Dispositivo de registro histórico
Dispositivo de aprendizagem e formação em Matemática
Libro paraescolarde la Matemática
Dispositivo de aprendizajey formación en Matemática
???metadata.dc.subject.cnpq???: ARTES PLASTICAS::DESENHO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade
Citation: COSTA JUNIOR, Cales Alves da. Entre o preto-e-branco e o colorido: análise das formas e funções dos livros paraescolares da Matemática. 2015. 291 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/296
Issue Date: 10-Sep-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dis. versão final 11-11-2015.pdfArquivo em texto completo16.25 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.