| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/301| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Ensino de astronomia mediado pelas tecnologias da informação e comunicação (tic): propostas de abordagem e análise |
| Título(s) alternativo(s): | Astronomy education mediated by information and communication technologies (tic): proposed approach in high school and analysis |
| Autor: | Jesus, Milena dos Santos Pedreira de ![]() |
| Primeiro orientador: | Fernandes, Iranderly Fernandes de |
| Primeiro coorientador: | Martin, Vera Aparecida Fernandes |
| Resumo: | Vivencia-se um período de transformação das técnicas de ensino-aprendizagem na escola como instituição. Além dos seus muros, novas tecnologias são desenvolvidas e paulatinamente incorporadas ao cotidiano das pessoas. Estas mesmas instituições de ensino tentam acompanhar as mudanças atualizando-se tecnologicamente adquirindo equipamentos como computadores, tablets, televisores e conexão com a internet para que os professores possam utilizar mídias em sala de aula. Apesar disto, a reflexão sobre as melhores abordagens do uso destas tecnologias para o ensino é deixada de lado. Desse modo, várias questões ficam em aberto. A utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir para a aprendizagem significativa do estudante? Quais são os novos desafios que surgem para a escola? Como os professores podem lidar com eles? Este trabalho tem como objetivo discutir tais questões e com isto contribuir para a reflexão sobre a aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de Astronomia e demais ciências. |
| Abstract: | We are experiencing a period of transformation of teaching and learning techniques in school as an institution. Beyond its “walls”, new technologies are developed and gradually incorporated into the daily lives of people. These same educational institutions try to keep up with changes upgrading themselves technologically acquiring equipment such as computers, tablets, televisions and internet connections so that teachers can use these media in the classroom. Despite this, the reflection on the best approaches to use these technologies for education is set aside. Thus, several questions remain open. Can the use of technological resources contribute to significant student learning? What are the new challenges that come to school? How teachers can deal with them? This work aims to discuss such issues and thus contribute to the reflection on the significant learning in the teaching-learning process of Astronomy and other sciences. |
| Palavras-chave: | Ensino Tecnologias Astronomia Aprendizagem significativa Formação de professores Education Technologies Astronomy Meaningful learning Teacher training |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
| Sigla da instituição: | UEFS |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA |
| Programa: | Mestrado Profissional em Astronomia |
| Citação: | JESUS, Milena dos Santos Pedreira de. Ensino de astronomia mediado pelas tecnologias da informação e comunicação (tic): propostas de abordagem e análise. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/301 |
| Data de defesa: | 10-Dez-2015 |
| Aparece nas coleções: | Coleção UEFS |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO MILENA Versão Final.pdf | Dissertacao_versaofinal | 3,14 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


