???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/301
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJesus, Milena dos Santos Pedreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3094375753596040por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Iranderly Fernandes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1644931272174401por
dc.contributor.advisor-co1Martin, Vera Aparecida Fernandes-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0539134068708725por
dc.date.accessioned2016-02-26T23:29:52Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationJESUS, Milena dos Santos Pedreira de. Ensino de astronomia mediado pelas tecnologias da informação e comunicação (tic): propostas de abordagem e análise. 2015. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/301-
dc.description.resumoVivencia-se um período de transformação das técnicas de ensino-aprendizagem na escola como instituição. Além dos seus muros, novas tecnologias são desenvolvidas e paulatinamente incorporadas ao cotidiano das pessoas. Estas mesmas instituições de ensino tentam acompanhar as mudanças atualizando-se tecnologicamente adquirindo equipamentos como computadores, tablets, televisores e conexão com a internet para que os professores possam utilizar mídias em sala de aula. Apesar disto, a reflexão sobre as melhores abordagens do uso destas tecnologias para o ensino é deixada de lado. Desse modo, várias questões ficam em aberto. A utilização dos recursos tecnológicos pode contribuir para a aprendizagem significativa do estudante? Quais são os novos desafios que surgem para a escola? Como os professores podem lidar com eles? Este trabalho tem como objetivo discutir tais questões e com isto contribuir para a reflexão sobre a aprendizagem significativa no processo de ensino-aprendizagem de Astronomia e demais ciências.por
dc.description.abstractWe are experiencing a period of transformation of teaching and learning techniques in school as an institution. Beyond its “walls”, new technologies are developed and gradually incorporated into the daily lives of people. These same educational institutions try to keep up with changes upgrading themselves technologically acquiring equipment such as computers, tablets, televisions and internet connections so that teachers can use these media in the classroom. Despite this, the reflection on the best approaches to use these technologies for education is set aside. Thus, several questions remain open. Can the use of technological resources contribute to significant student learning? What are the new challenges that come to school? How teachers can deal with them? This work aims to discuss such issues and thus contribute to the reflection on the significant learning in the teaching-learning process of Astronomy and other sciences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Ricardo Andrade da Silva (lrasilva@uefs.br) on 2016-02-26T23:29:52Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MILENA Versão Final.pdf: 3213761 bytes, checksum: 05b869ff0bf784f6aaf485384ae44cec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-26T23:29:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MILENA Versão Final.pdf: 3213761 bytes, checksum: 05b869ff0bf784f6aaf485384ae44cec (MD5) Previous issue date: 2015-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Astronomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectAstronomiapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectAstronomyeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIApor
dc.titleEnsino de astronomia mediado pelas tecnologias da informação e comunicação (tic): propostas de abordagem e análisepor
dc.title.alternativeAstronomy education mediated by information and communication technologies (tic): proposed approach in high school and analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO MILENA Versão Final.pdfDissertacao_versaofinal3.14 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.