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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sertões em movimento: o nacional popular e o contemporâneo em Deus e o diabo, Árido movie e Baile perfumado
???metadata.dc.creator???: Silva, Leandro de Jesus da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Novaes, Cláudio Cledson
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação apresenta um estudo crítico do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) do cineasta baiano Glauber Rocha e o seu desdobramento na abordagem que faz o cinema sertanejo contemporâneo, especificamente nos filmes Árido Moviee Baile Perfumado dos diretores pernambucanos Paulo Caldas e Lírio Ferreira. A pesquisa considera o contexto em que Deus e o Diabosurgiu, seu esteio estético e discursivo, sua proposição de resgate de uma memória popular coletiva em torno dos fatos intrínsecos ao sertão do Canudos, detidamente o cangaço e o messianismo e o embate que o filme encena entre a versão do povo sobre estes fatos e aquela contida na história oficial. Discute como a dizibilidade e a visibilidade do sertão insular, mítico e sacralizado, epicentro de uma identidade nacional e uma revolta libertária veiculada em Deus e o Diabo aparece enviesado em Árido Moviee Baile Perfumado que apresenta um sertão e um sertanejo bifurcados entre dialogar com a tradição e o com o pós-moderno.
Abstract: This dissertation presents a critical study on the movie “Black God, White Devil”(1964), by the filmmaker Glauber Rocha born in Bahia State, and the way it is approached in the contemporay sertanejo cinema, specifically in the movies “Árido Movie” and “Perfumed Ball” directed by Paulo Caldas and Lírio Ferreira, both from Pernambuco State. The research takes into consideration the context in which the movie “Black God, White Devil” was created, its esthetic and discursive basis, its proposal for a collective popular memory revival focusing on the facts intrinsic to life in Canudos backlands, especially the cangaço (social banditry) and messianism and the clash the movie shows between the people’s version about these facts and the version found in official history books. It discusses how the speakability and visibility of an insular , mythical and sacralized sertão as the epicenter of a national identity and liberating revolt found in “Black God, White Devil” appear in the movies “Árido Movie” and “Perfumed Ball” in a roundabout way, which show asertão and a sertanejo torn between the dialogue with tradition and post-modernity.
Keywords: Deus e o Diabo
Baile Perfumado
Árido Movie
Sertão
Cinema
God and Devil
Perfumed Ball
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural
Citation: SILVA, Leandro de Jesus da. Sertões em movimento: o nacional popular e o contemporâneo em Deus e o diabo, Árido movie e Baile perfumado. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/342
Issue Date: 30-Jun-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

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