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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A produção de texto dissertativo-argumentativo no ensino médio: uma abordagem a partir do programa avalie
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Jean Márcio de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Carla Luzia Carneiro
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho, um estudo de caso do tipo etnográfico, realizado no Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças (Censg), no município de Araci, Estado da Bahia, apresenta os resultados obtidos deuma pesquisa que teve como objetivo apontar os fatores que contribuíram para que os textos dissertativo-argumentativos, produzidos por alunos da escola supracitada, fossem classificados no nível intermediário, pelo programa de avaliação externa, denominado Avalie Ensino Médio, aplicado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Esta pesquisa guiou-se pela seguinte questão-problema: os estudantes do Censg não escrevem textos dissertativo-argumentativos adequadamente porque não possuem as competências escritoras necessárias ou não o fizeram apenas no contexto do Avalie? Este trabalho teve como referência a avaliação aplicada nesse colégio no ano de 2013, quando os estudantes foram solicitados a escreverem um texto na tipologia dissertativo-argumentativa, cujos resultados apontaram para o nível III, dentre cinco níveis de escrita possíveis. O aporte teórico dessa pesquisa foi a Linguística Textual, tendo como eixo norteador as teorias de texto, especificamente, a concepçãosociointeracionista de texto, defendida por estudiosos como Marcuschi, Koch, Antunes, dentre outros, e os mais recentes estudos sobre as avaliações externas na área educacional, no Brasil, levantados por nomes como Záquia, Gatti, Horta Neto etc. Com o intuito de buscar respostas para o questionamento acima apresentado, foram percorridos os seguintes caminhos metodológicos: análise de documentos do Avalie; observação de materiais escolares produzidos pelos professores e alunos; aplicação de questionários aos professores e alunos; entrevista com membros da equipe gestora. Primeiramente, foi feita pesquisa bibliográfica para se definir o conceito de texto e os fatores de textualidade adotados pelo programa. Em seguida, foram analisados os desempenhos dos alunos no Avalie e no Enem, comparando-se os resultados nos dois exames. Também foram observados os diários de classe de professores e os boletins de notas dos alunos, no intuito de se perceber se, teoricamente, os alunos estavam preparados para produzir o tipo de texto solicitado. Depois, de forma amostral, aplicou-se questionários sobre o Avalie Ensino Médio enquanto evento, com objetivo de verificar como os estudantes encararam a avaliação e, principalmente, o nível de motivação que tiveram para escreverem no contexto de uma avaliação externa. Os questionários também apresentaram questões relativas às práticas de textos na escola, a estrutura pedagógica da unidade escolar e os possíveis impactos trazidos pela aplicação do Avalie na escola, dentre outros pontos. Os resultados apontaram para uma deficiência dos estudantes no que tange à produção textual, uma vez que se percebeu que o desempenho deles foi similar tanto no Avalie quanto no Enem, ou seja, no nível intermediário. Além disso, as notas dos alunos na disciplina Redação, no ano letivo 2015 também se enquadrou no mesmo nível de escrita. A análise dos questionários revelou que o Avalie foi levado a sério pela maioria dos alunos, havendo, no entanto, falhas da escola na utilização dos resultados do programa para traçar ações voltadas para a melhoria da qualidade do ensino na escola pesquisada.
Abstract: The present work, an ethnographic study case, accomplished at colégio Estadual Nossa Senhora das Graças (Censg), in the city of Araci, state of Bahia, presents the obtained results of a research which aimed to point out the factors that contributed to the dissertative-argumentative texts, produced by students of the above mentioned school, were classified in the intermediate level, by the external evaluation program, named AvalieEnsinoMédio, applied by the State Secretariat of Education. This research was guided by the following research question: the students of Censg do not write dissertative-argumentatives texts accordingly because they do not have the needed writing basic skills or they do not do it just in the context of Avalie? This work had as reference the evaluation applied in this school in 2013, when the students were asked to write a text in the dissertative-argumentative tipology, the results of which pointed to the level III, among five possible writing levels. The theoretical basis of this researchwas the Textual Linguistic theories and the most recent studies about the external evaluation in Brazilian educational milieu. Aimed to search answers to the questioning presented above, they were covered by the following metodological approaches: analysis of documents produced byAvalie; observation of teaching materials produced by teachers and students; application of questionnaires to teachers and students; interview with members of the management team. First, it was made a literature searchto define the concept of text and textuality factors adopted by the program. Then, the students´ performances were analyzed at Avalie and Enem, comparing the results of students who participated in both surveys. Also, teachers of class diary and students' report cards, grades were observedin order to understand if, theoretically, the students were prepared to produce the type of text required. Later on, some teachers and pupils, in a sample form, answered questionnaires about AvalieEnsinoMédio, with the goal of hecking how the students faced the evaluation, mostly, if the level of motivation that had to write in the context of the a external evaluation. Besides, the questionnaires presented questions relating to the text practices at school, the pedagogical structure of the schools and in the possible impacts brought by the application of Avalie in school, among other points. The results have pointed for disabled students when it comes to text production, once it was realized that their performance was similar in both the Avalie and Enem, besides presenting notes in the discipline of Composition that fall on the same level of writing. Analysis of the questionnaires showed that the Avalie was taken seriously by most students, having, however, school failures in the use of program results to map actions to improve the quality of education in the research school.
Keywords: Avaliação externa
Produção textual
Escola
Ensino médio
External evaluation
Textual production
School
High-school
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos
Citation: OLIVEIRA, Jean Márcio de. A produção de texto dissertativo-argumentativo no ensino médio: uma abordagem a partir do programa avalie. 2016. 233 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/365
Issue Date: 26-Feb-2016
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