???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/368
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Os discursos sobre o acesso ao Ensino Superior: Uma análise de propagandas de vestibular da Bahia
???metadata.dc.creator???: Amorim, Mayane Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Carla Luzia Carneiro
???metadata.dc.description.resumo???: Propõe-se, neste trabalho, analisar quais os discursos presentes na sociedade sobre a educação e como os mesmos contribuem para traçar os caminhos que a formação superior tem tomado. Para tanto, foram selecionados nove anúncios publicitários, em circulação no período de realização do processo seletivo para ingresso em faculdades privadas presenciais e a distância e universidades da Bahia, com um olhar para a discursividade, buscando identificar quais os sentidos de educação mobilizados nos discursos sobre o acesso ao ensino superior dealgumas instituições públicas e privadas, a partir do olhar sobre as condições de produção, relacionando os sentidos aos gestos do interdiscurso que servem como base para a construção de todo dizer. A base teórica deste trabalho é, portanto, a teoria da Análise de Discurso, com foco nas ideias de Pêcheux. Assim, parte-se do principio de que o discurso é trabalho simbólico, dessa forma não existirá um sentido a ser resgatado, mas sentidos possíveis, já que se considera a opacidade uma característica constitutiva da língua e põe em questão os sentidos que aparecem como naturais e fixos. São centrais, em nosso trabalho, as noções de discurso, memória discursiva/interdiscurso, formação discursiva e silêncio, por meio das quais desenvolvemos as análises. A partir da análise das propagandas foi possível perceber por parte das instituições privadas um discurso de conquistas, cuja ideologia apresenta educação como ascensão social, como forma de alcançar os melhores lugares na sociedade. Como gestos do interdiscurso, temos: estudar para ser bem sucedido, ser um campeão, ter uma trajetória ascendente, como também a ideia de educação elitista e segregalista. Além disso, tem-se uma aproximação muito forte da educação com lógica do sistema capitalista que submete a educação ao status de mercadoria. Em relação às instituições públicas, há a predominância de um discurso direcionado ao conhecimento, à transformação do sujeito, como também, uma necessidade de autoafirmação quanto à qualidade da universidade pública. Os cursos superiores privados, mais que os cursos estatais, têm amplo arsenal publicitário para travar verdadeira batalha com a concorrência, em busca de clientes. Dessa forma, a educação aparece com o status de mercadoria ou serviço que pode ser adquirido e não um direito de todos. Com isso, outros sentidos de educação são silenciados, os quais atrelam a educação a um recanto privilegiado, no qual se cultive a reflexão crítica sobre a realidade.
Abstract: It is proposed in this paper to analyze which discourses are presented in society about education and how they contribute to outline the ways in which higher education has taken. Therefore, nine advertisements were selected,in circulation during the selection process period for entry into colleges and universities of Bahia, with a look at the discourse in order to identify which education senses are presented in discourses of access to Higher Education Institutions (HEI), from the look on the socio-historical context, relating the senses to the interdiscourse gestures that serve as the foundation for construction of all discourse. The theoretical basis of this work is therefore the theory of Discourse Analysis, focusing on Pêcheux ideas. Thus, it is assumed that the discourse is symbolic work, so there will be no sense to be rescued, but possible senses, since it is considered the opacity a constitutive feature of language and questions the directions that appear as natural and fixed. The discourse notions, discursive memory/interdiscourse, discursive formation and silence, through ways which developed the analysis are central parts in our work. From the analysis of the ads was possible to perceive a discourse of achievement, whose ideology presents education as social mobility, in order to reach the best places in society. Asinterdiscourse gestures, we have: study to be successful, be a champion, having an upward trajectory, among others. In addition, there is a very strong approach to education with the capitalist system logic submitting education to commodity status. Higher education in private institutions have more extensive advertising arsenal than Public state ones to fight real battle with the competition in search of customers. Thus, education appears with the status of merchandise or service that can be purchased and not a right for everybody. Thus, other education senses are silenced, which put up education to a privileged corner to cultivate critical reflection on reality.
Keywords: Análise Discurso
Educação Superior
Propagandas
Sentidos
Interdiscurso
Discourse Analysis
Higher Education
Advertisements
Senses
Interdiscourse
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos
Citation: AMORIM, Mayane Santos. Os discursos sobre o acesso ao Ensino Superior: Uma análise de propagandas de vestibular da Bahia. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/368
Issue Date: 11-Mar-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS DISCURSOS SOBRE O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR UMA ANÁLISE DE PROPAGANDAS DE VESTIBULAR DA BAHIA. (1).pdfArquivo em texto completo2.75 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.