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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre a alegria e a preguiça: a construção discursiva da baianidade na publicidade de turismo
???metadata.dc.creator???: Meira, Reginete de Jesus Lopes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alvarez, Palmira Virgínia Bahia Heine
???metadata.dc.description.resumo???: O discurso é o efeito de sentido produzido na relação entre sujeitos afetados desde sempre pela ideologia. Ele é disseminado a partir dos meios de comunicação que, por sua vez, são principais difusores de um jogo de símbolos que nos fazem retomar o construto histórico e ideológico que permeiam os discursos. O texto publicitário como toda e qualquer materialidade exerce o papel de propagador de discursos com os quais o ser humano pode entrar em contato, fazendo circular certas imagens e reforçando certos estereótipos sobre diversos grupos sociais que nele são representados. No caso da publicidade de turismo sobre a Bahia, é possível perceber que no discurso usado, não é feita somente a propaganda dos pontos turísticos a serem visitados, clima, comidas etc., mas também é vendida a imagem das pessoas que habitam esse lugar de destino, neste caso dos baianos. A Bahia carrega algo muito particular que termina configurando discursivamente a noção de que todos os baianos são pessoas festeiras, que não possuem disposição para o trabalho, sendo alegres, religiosas, místicas, camaradas e, principalmente, preguiçosas. Essa construção discursiva da imagem dos baianos é decorrente da sua história, cultura e processos ideológicos de identificação e desidentificação dos sujeitos com certas posições discursivas no decorrer do tempo. Desse modo, esta dissertação busca analisar o discurso construído na revista Viagem e Turismo, ponderando sobre as características que foram encontradas numa análise prévia do corpus representando a baianidade: a alegria, a preguiça e a religiosidade. Ele justifica- se pelo fato de contribuir para a compreensão dos modos representativos do discurso baiano e nacional, auxiliando noentendimento da função do discurso e sua relevância no processo de construção da imagem do sujeito com base na Analise de discurso Pechetiana.
Abstract: The speech is the effect of meaning produced in the relationship between subjects affected forever by ideology. It is spread from the media that , in turn , are major broadcasters from a set of symbols that make us recover the historical and ideological construct that pervade the discourse. The advertising text as any materiality works as a spreader of discourses which the human being can maintain contact with, making certain images circulates and reinforcing stereotypes about many social groups represented by them. In the case of the tourism advertising about Bahia, it is possible to notice that in the discourse used, it is not only for advertising about touristic spots to be visited, climate, food, etc., but also the image of people who live in this destination in the case, baianos. The state of Bahia charges a particular thing which configures discursively the notion that all “baianos” are party people, they do not have willingness to work, being happy, religious, mystic, friendly and mainly, lazy. This discursive construction of people from Bahia comes from its history, culture and the ideological subject’s identification e non-identification processes with certain discursive positions in the course of the time. Thus, the present work aims to analyze the discourse built in a magazine named Viagem e Turismo, considering the points found in a previous analysis of the corpus representing the “bainanidade: happiness, laziness and religiosity. It is justified because contributes the comprehension about the representatives ways of the baiano’s and national’s discourses, helping the understanding of the discourse function in the subject’s image construction process based on the Pêcheux’s Discourse Analysis.
Keywords: Publicidade
Discurso
Preguiça
Alegria
Religiosidade
Baianidade
Advertising
Discourse
Happiness
Religiosity
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos
Citation: MEIRA, Reginete de Jesus Lopes. Entre a alegria e a preguiça: a construção discursiva da baianidade na publicidade de turismo. 2015. 128 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/379
Issue Date: 17-Mar-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

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