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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Uma leitura discursiva sobre os modos de funcionamento do silêncio no livro didático de Língua Portuguesa
???metadata.dc.creator???: Lima, Flágila Marinho da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alvarez, Palmira Virgínia Bahia Heine
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho busca refletir sobre o funcionamento do silêncio no processo de leitura proposto pelo Livro Didático, a partir da análise de atividades e módulos em um Livro Didático de Língua Portuguesa. Embasado nos postulados da Análise de Discurso Pecheutiana, procuramos discutir o modo como o silêncio constitui os sentidos a partir, ora da interdição e ora do fomento à polissemia do discurso no livro didático. O corpus, deste trabalho, constitui-se de 2 livros didáticos de Língua Portuguesa, ensino fundamental II, da coleção Diálogo da editora FTD. Para tanto, foi realizada a análise das atividades de interpretação de textos com o objetivo de verificar o funcionamento do silêncio a partir da interdição da voz do sujeito-leitor imaginário e, a partir do controle do sentido. Foram analisados também dois módulos constitutivos do livro a fim de observar o silenciamento nos mesmos. Nossa hipótese inicial é de que o silêncio guia a constituição dos sentidos nesses manuais, uma vez que interdita o acesso do sujeito aos diversos sentidos, conduzindo à interpretação e reduzindo-a a uma mera cópia, fazendo com que o sujeito-leitor imaginário não tenha espaço para gestos de interpretação. Assim, esses manuais concebem o sentido como algo pronto e acabado; e o silêncio funciona como sinalizador de posturas ideológicas por parte do LD. Os resultados apontam que as atividades relacionadas à leitura, nos livros, ficam no nível da paráfrase sem instigar, na maioria das questões analisadas, uma passagem para a polissemia, impedindo o aluno de perceber a pluralidade de sentidos que pode ser atrelada ao texto. Com essa postura, o livro se inscreve numa formação discursiva de sentidos únicos, sujeitos moldados e, consequentemente, numa ideologia que concebe a língua como transparente. Também é possível notar que o silêncio constitutivo é fonte de filiações discursivas e ideológicas no que concerne à representação do negro, do branco e do índio, sendo estes, discursivizados numa ideologia dominante de que o índio é o “bom selvagem”; o negro é folclorizado; e o branco sempre ligado ao trabalho.
Abstract: This present work aims to reflect about silence in the process of reading proposed by the Schoolbook, it is based on the analysis of activities and modules in a Portuguese Language Schoolbook. It is grounded on the postulates of Pechêux’s Discourse Analysis and aims to discuss how the silence constitutes senses alternating from interdiction and also stimulation to polysemy of discourse in the Schoolbook. Its corpus was constituted of two Portuguese Language Schoolbooks, Elementary II, from the “Coleção Diálogo” of FTD editor. In order to do the analysis, textual interpretation activities were analyzed aiming to verify the silence functioning based on the interdiction of the imaginary reader-subject and the control of the sense. We also analyzed two modules of the school book in order to observe the silencing in them. Our initial hypotheses is that he silence guides the constitution of the senses in these manuals, since it interdicts the access of the subject to different senses, guiding it to the interpretation and reducing it to a mere copy causing the imaginary reader-subject has no opening for interpretation gestures. Thus, these manuals understand sense as something already done and completed and the silence works by signalizer ideological positions of the Schoolbook. The results show that he activities related to reading, in the school books, are on the level of paraphrase without instigating, in the most part of the questions analyzed, a passage towards the polysemy, blocking the student’s perception of plurality of senses which might be linked to the text. On this position, the book is inserted in a discursive formation of unique senses, shaped subjects and, consequently, in an ideology which understands language as transparent. It is also possible notice that the constitutive silence is the source of discursive and ideological affiliations about the black, white and Indian representation since they are inserted in a dominant ideology which understands the indian as “good salvage”, the black people are folkloric are the white one is always related to work.
Keywords: Leitura
Sujeito-leitor
Sentido
Silêncio
Livro didático
Reading
Reader Subject
Sense
Silence
Schoolbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos
Citation: LIMA, Flágila Marinho da Silva. Uma leitura discursiva sobre os modos de funcionamento do silêncio no livro didático de Língua Portuguesa. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/380
Issue Date: 17-May-2015
Appears in Collections:Coleção UEFS

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