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dc.creatorSouza, Cleudinéte Ferreira dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9672739206607631por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marinalva Lopes-
dc.date.accessioned2016-09-05T22:21:53Z-
dc.date.issued2016-04-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Cleudinéte Ferreira dos Santos. Relação afetiva entre professora e estudantes do Ensino Superior: sentidos, desafios e possibilidades. 2016. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/383-
dc.description.resumoA pesquisa que deu origem a esta dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana, teve por objetivo compreender a relação afetiva entre uma professora e estudantes na prática de ensino, no contexto do Curso de Engenharia Civil, tendo como referências as suas representações sociais. O estudo, de abordagem qualitativa na modalidade Estudo de Caso, pautou-se nos princípios da Teoria das Representações Sociais e da Teoria da Complexidade. Na coleta e produção dos dados, utilizamos a observação sistemática da prática docente, tanto na sala de aula quanto no canteiro de obra, além de entrevistas com o uso de questão estímulo. A turma observada era composta por 36 estudantes. Desses, selecionamos para entrevistas 12 discentes e a docente. O estudo se referenciou em autores como Ribeiro (2004, 2009, 2010), Moraes (2003), Pinto (2005), Tassoni e Santos (2013), Damásio (2000), dentre outros, para tratar sobre o conceito de afetividade, emoção e sentimento; Ribeiro, Jutras e Louis (2005), Veras e Ferreira (2010), Carpim, Behrens e Torres (2014), Freire (1996), Postic (2007) e outros para discutir as concepções de prática de ensino; Moscovici (2003) e Jodelet (2005) para fundamentar a Teoria das Representações Sociais; Morin, 2007; Moraes, 2008; e Behrens 2007 para dar suporte à Teoria da Complexidade. A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdos de Bardin (2010). Durante a análise foram identificadas três dimensões: a) Os sentidos da afetividade na relação educativa; b) Os desafios da relação afetiva entre professores e estudantes; c) O enfrentamento dos desafios da relação afetiva na prática docente. Os resultados obtidos apontam que os sentidos atribuídos pelos colaboradores da pesquisa em relação à afetividade se vinculam: à ideia de prazer na docência; às atitudes do docente em relação aos estudantes; às qualidades pessoais do docente. Os desafios a serem enfrentados referem-se à promoção de mudanças em relação às atitudes do docente com os estudantes e às mudanças nas estratégias de ensino. No que diz respeito às possibilidades para o enfrentamento dos desafios, ficou evidente a necessidade da reflexão sobre a própria prática e a formação continuada dos professores da educação superior. Além disso, os resultados revelam que o professor afetivo é próximo, solidário, acolhedor, se peocupa com as necessidades formativas dos estudantes, respeita as diferenças culturais, dedica-se à profissão, é amigo, tem bom senso, sensibilidade, flexibilidade e humanidade ao tratar das dificuldades cognitivas e afetivas dos estudantes. A principal conclusão deste estudo foi que a centralidade da prática do professor considerado afetivo está na aprendizagem dos estudantes.por
dc.description.abstractThe research that led to this Master's thesis, developed in the Graduate Education Program of the State University of Feira de Santana, aimed to understand the affective relationship between a teacher and students in the teaching practice, in the context of the Civil Engineering course, having as references its social representations. The study, a qualitative approach in the case study method, was guided by the principles of the Social Representation Theory and in the Complexity Theory. In the collecting and production of the data, we used systematic observation of teaching practice, both in the classroom and in the construction site, and interviews with the use of stimulus question. The observed group consisted of 36 students. Of these, we selected 12 students and the faculty for interviews. The study was referenced in authors such as Ribeiro (2004, 2009, 2010), Moraes (2003), Pinto (2005), Tassoni and Santos (2013), Damasio (2000), among others, to handle on the concept of affectivity, emotion and feeling ; Ribeiro, Jutras and Louis (2005), Veras and Ferreira (2010), Carpim, Behrens and Torres (2014), Freire (1996), Postic (2007) and others to discuss the teaching practice concepts and Moscovici (2003) and Jodelet (2005) to support the Theory of Social Representations; Morin, 2007; Moraes, 2008; Behrens, 2007 to support the Complexity Theory. The Data analysis was inspired by the Bardin Content Analysis (2010). During the analysis three dimensions were identified: a) the affective sense in the educational relationship; b) the challenges of the affective relationship between teachers and students; c) the facing of the challenges of affective relationship in teaching practice. The results show that the meanings attributed by research collaborators in relation to affectivity are linked: to the idea of pleasure in teaching; the teacher's attitudes towards students; the personal qualities of the teacher.The challenges to be faced refers to the promotion of changes in relation to the teacher attitudes with students and to the changes in teaching strategies. With regard to the possibilities to face the challenges, it was evident the need for reflection on the practice itself and the continuing training of higher education teachers. In addition, the results show that the affective teacher is near, supportive, welcoming, cares with the training needs of students, respect cultural differences, is dedicated to the profession, is a friend, has common sense, sensitivity, flexibility and humanity in dealing with cognitive and affective difficulties of students. The main conclusion of this study was that the centrality of the practice of the teacher considered affective is on students learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2016-09-05T22:21:53Z No. of bitstreams: 1 Versão final da Dissertação de Mestrado em Educação de Cleudinéte Ferreira dos Santos Souza (1).pdf: 1405485 bytes, checksum: cddb8847ddf1187f7aadad879f6ab482 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-05T22:21:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Versão final da Dissertação de Mestrado em Educação de Cleudinéte Ferreira dos Santos Souza (1).pdf: 1405485 bytes, checksum: cddb8847ddf1187f7aadad879f6ab482 (MD5) Previous issue date: 2016-04-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectRelação professor-estudantepor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectTeoria da Complexidadepor
dc.subjectAffectivityeng
dc.subjectTeacher-student relationshipeng
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectSocial representationeng
dc.subjectComplexity theoryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRelação afetiva entre professora e estudantes do Ensino Superior: sentidos, desafios e possibilidadespor
dc.typeDissertaçãopor
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