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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPortela, Pablo Luís dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185823323973900por
dc.contributor.advisor1Zorzo, Francisco Antônio-
dc.date.accessioned2016-09-06T21:52:27Z-
dc.date.issued2015-12-08-
dc.identifier.citationPORTELA, Pablo Luís dos Santos. Design de superfície têxtil a partir do dendê. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividade)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/385-
dc.description.resumoA proposta deste estudo é apresentar o dendê enquanto elemento simbólico cultural baiano, em outro contexto diferente do culinário, e trazê-lo para a área do design de superfície têxtil, através da criação autoral de padrões, numa linguagem contemporânea. Para tanto, buscou-se apoio teórico-conceitual em autores que discutem o design de superfície, o design têxtil, a estamparia, a moda e a cultura baiana. Procurou-se compreender o envolvimento da estampa em duas categorias de análise, que foram: linguagem e diferenciação; dispositivo cultural e simbólico. O caráter desta pesquisa destacou-se pela abordagem interdisciplinar, experimental e qualitativa, que proporcionou sustentação em todo o percurso trilhado. O estudo, para construir a metodologia da desconstrução e ressignificação, consistiu em acompanhar, explorar, interpretar o dendê, desde a decomposição da sua estrutura morfológica no período de sete meses. Esse procedimento foi fundamentado no método da descontextualização e recontextualização do design de superfície contemporâneo. Para situar o dendê na cultura, na moda e na arte baiana, contou-se com autores selecionados e através da realização de entrevistas com artistas e designers baianos. A pesquisa desenvolveu um longo processo criativo a partir do dendê que passou por diferentes estágios, experimentos e registros, como: atividade de intervenção com a participação coletiva entre alunos matriculados da disciplina Desenho Artístico da UEFS; testes de fixação do dendê em papel e tecido; tingimento do dendê em tecido; construção de panôs; detalhamento do período de decomposição da estrutura formal do dendê; criação de desenhos manuais de observação do dendê. Em seguida, ocorreu a composição dos padrões que resultou na série de estampas nomeada “Na veia do dendê”, com as respectivas análises sobre os tecidos impressos e as discussões dos resultados obtidos.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to introduce the palm, Bahia cultural symbolic element, in a different context from the culinary, and bring it to the area of the textile surface design, by authorial creation of standards in a contemporary language. To this end, it sought theoretical and conceptual support in authors who discuss surface design, textile design, printing, fashion, Bahian culture. He tried to understand the involvement of the pattern into two categories of analysis, which were: language and differentiation; cultural and symbolic device. The character of this research highlighted by the interdisciplinary approach, experimental and qualitative, which provided support throughout the trodden path. The study, to build the methodology of deconstruction and reinterpretation, was to follow, explore, play, interpret the palm from the decomposition of its morphological structure for seven months. This procedure was based on the method of decontextualization and recontextualization of contemporary surface design. To place the palm with the culture, fashion and Bahian art, selected authors and by conducting interviews with artists and designers Bahia. Research has developed a long creative process from the palm that has gone through different stages, experiments and records, such as intervention with the collective participation of students enrolled of discipline Artistic Design of UEFS; palm fixation test on paper and fabric; palm dyeing fabric; construction cloths; detailing the period of decomposition of the formal structure of the palm; creation of manuals oil palm observation drawings. Then came the composition of the standards that resulted in the series of prints named "The palm vein", with their respective analyzes of the printed fabrics and discussions of the results.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2016-09-06T21:52:27Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Pablo Luís dos Santos Portela - PPGDCI.pdf: 2083854 bytes, checksum: 8c858517946ff2bca9099ced306d99db (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-06T21:52:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Pablo Luís dos Santos Portela - PPGDCI.pdf: 2083854 bytes, checksum: 8c858517946ff2bca9099ced306d99db (MD5) Previous issue date: 2015-12-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e Interatividadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura baianapor
dc.subjectDendêpor
dc.subjectDesign de superfíciepor
dc.subjectDesign têxtilpor
dc.subjectEstampapor
dc.subjectBahian cultureeng
dc.subjectPalmeng
dc.subjectSurface Designeng
dc.subjectTextile designeng
dc.subjectPrinteng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.titleDesign de superfície têxtil a partir do dendêpor
dc.typeDissertaçãopor
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