???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/388
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJesus, Jarbas da Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5164507477214906por
dc.contributor.advisor1Alves, Álvaro Santos-
dc.date.accessioned2016-09-13T21:07:00Z-
dc.date.issued2015-12-04-
dc.identifier.citationJESUS, Jarbas da Silva de. O estudo da radiação X: desenvolvendo uma estratégia de ensino para a aprendizagem significativa. 2015. 239 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Física)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/388-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo central desenvolver um produto educacional (Sequência Didática) que possa potencializar a aprendizagem significativa de conceitos da Física Moderna e Contemporânea, a partir do estudo da Teoria de Produção e Emissão de Radiação X, no nível médio de ensino. O presente estudo discutiu a influência da aplicação de uma sequência didática, construída com base no modelo de Méheut e fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, na inserção da Física Moderna e Contemporânea no nível médio, utilizando a Teoria de Produção e Emissão de Radiação X como tema principal. Foi realizada uma análise quantitativa, usando o teste qui-quadrado de Pearson, para verificar a possível associação entre a aplicação da sequência didática e o rendimento dos estudantes, a partir de questionários elaborados de acordo com a Taxonomia de Bloom revisada. Foi realizada uma análise de mapas conceituais com base na percepção da diferenciação progressiva e da reconciliação integradora de conceitos, para verificar a ocorrência da aprendizagem significativa dos estudantes acerca dos conceitos da Teoria da Radiação X. Os resultados da análise quantitativa mostraram a existência de uma associação estatisticamente significante entre o rendimento dos estudantes da turma experimental e a aplicação do produto educacional (Sequência Didática), enquanto que a análise dos mapas conceituais indicou a ocorrência de aprendizagem significativa, com base na diferenciação progressiva e reconciliação integradora de conceitos, o que valida a estratégia de ensino desenvolvida para o ensino de conceitos de Física Moderna o Contemporânea no Ensino Médio.por
dc.description.abstractThis work had as it main goal the development of an educational product (Didactic Sequence) which is capable of enabling a meaningful learning of Modern and Contemporary Physics concepts from the X Radiation production and Emission Theory During High School years. The current work discussed the influence of the use of a didactic sequence, made upon the Méheut model and based on the Ausubel meaningful learning theory, in the insertion of Modern and Contemporary Physics in High School, through the use of the X radiation production and emission theory as the main theme. A quantitative analysis was performed by using the Pearson's Chi-squared test to verify the likely association between the didactic sequence use and the students' educational achievement from questionnaires elaborated according to the revised Bloom taxonomy.A conceptual maps analysis was performed based on the progressive differentiation and the integrating reconciliation of concepts to verify the occurrence of a meaningful learning by the students related to the X radiation theory conceptions. The quantitative analysis outputs demonstrated a statistically significant association between the experimental classroom students' performance and the use of the educational product (Didactic Sequence), whilst the conceptual maps analysis indicated the occurrence of a meaningful learning based on the progressive differentiation and the integrating reconciliation of concepts, which validates such educational strategy developed for the teaching of Modern and Contemporary Physics during High School Years.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2016-09-13T21:07:00Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VERSÃO HOMOLOGAÇÃO.pdf: 14613657 bytes, checksum: 59d9f7fcb7ea6c750847d834c7dd1631 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-13T21:07:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VERSÃO HOMOLOGAÇÃO.pdf: 14613657 bytes, checksum: 59d9f7fcb7ea6c750847d834c7dd1631 (MD5) Previous issue date: 2015-12-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectFísica Moderna e Contemporâneapor
dc.subjectRaios Xpor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectModern and Contemporary Physicseng
dc.subjectMeaningful Learningeng
dc.subject.cnpqFISICA::FISICA GERALpor
dc.titleO estudo da radiação X: desenvolvendo uma estratégia de ensino para a aprendizagem significativapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO VERSÃO HOMOLOGAÇÃO.pdfArquivo em texto completo14.27 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.