???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/449
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Prática pedagógica em educação especial: inclusão de aluno com deficiência
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Bárbara Mercedes Santiago 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Solange Mary Moreira
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de inclusão do aluno com deficiência no espaço escolar tem desencadeado novas perspectivas para a formação do professor, a relação ensino e aprendizagem e a prática do professor. Desta forma, observa-se uma atribuição exclusiva ao professor que atua diretamente com o aluno com deficiência, no estabelecimento e garantia da inclusão escolar nas perspectivas de acesso, permanência e aprendizagem. A partir dessas reflexões, a presente pesquisa estabeleceu como objetivo geral analisar a percepção de professoras que atuam em uma escola de educação especial acerca da organização da sua prática pedagógica, em uma perspectiva inclusiva. Para alcançar a meta proposta optou-se por uma abordagem qualitativa, por oportunizar um rico detalhamento na descrição dos dados coletados, estes analisados à luz da Análise de Conteúdo (FRANCO, 2005). A escolha do referido método deu-se pela possibilidade de descrição, análise e interpretação das mensagens e enunciados de todas as formas de discurso, o contexto social de sua produção, a influência ideológica e idealizada com uma grande carga de significados. O instrumento utilizado foi a entrevista, aplicada em cinco professoras atuantes em uma escola de Educação Especial, em um município do interior da Bahia. O referido instrumento permitiu uma captação imediata e corrente das informações desejadas, com o propósito de ampliar o entendimento de como as professoras interpretam os aspectos cotidianos de sua experiência docente em uma perspectiva inclusiva. O quadro teórico utilizado como subsídio para o desenvolvimento da pesquisa teve como base as abordagens de Fontes (2000), Freire (2005), Januzzi (2012), Sacristán (1998), Stobaüs e Mosquera (2012), os quais fundamentam discussões acerca do processo educativo do aluno com deficiência e como o professor pode organizar a sua prática pedagógica em uma perspectiva inclusiva. O estudo proporcionou a apresentação do cenário escolar de uma unidade de educação especial e os conflitos e/ou desafios enfrentados pelas professoras da instituição. As análises dos depoimentos das entrevistadas apresentaram questões pontuais a respeito do olhar docente acerca da deficiência e inclusão, a docência na Educação Especial e as repercussões desta no contexto escolar, principalmente na relação ensino-aprendizagem. As narrativas evidenciaram que há um substancial distanciamento entre o que precisa ser feito e o que as docentes realizam, no entanto conseguem desenvolver atividades que valorizam a particularidade de cada aluno, respeitando as diferenças e buscando inserir o aluno em diversos contextos sociais e na aproximação da família no espaço escolar, por exemplo.
Abstract: The process of inclusion of students with disabilities at school has triggered prospects for teacher training, the relationship teaching and learning and teaching practice. Thus there has been an exclusive assignment to the teacher who works directly with students with disabilities in establishing and ensuring the school inclusion prospects of access, retention and learning. From these considerations, the present study established the general objective analyze the perception of teachers who work in a special education school for the organization of their teaching in an inclusive perspective. To achieve the proposed goal we chose a qualitative approach by oportunizar a rich detail in the description of the collected data, the data analyzed in the light of Content Analysis (FRANCO, 2005). The choice of this method was due to the possibility of description, analysis and interpretation of messages and statements of all forms of speech, the social context of their production, the ideological influence and conceived with a great deal of meaning. The instrument used was the interview applied to five teachers who work at a special education school in one of Bahia within the municipality. This instrument allowed immediate capture and stream the desired information for the purpose of increasing the understanding of how teachers interpret the everyday aspects of their teaching experience in an inclusive perspective. The theoretical framework used as a subsidy for the development of the research was based on the sources of approaches (2000), Freire (2005), Januzzi (2012), Sacristan (1998), Stobäus and Mosquera (2012), which are based discussions about educational process of students with disabilities and how the teacher can organize their practice in an inclusive perspective. The study provided the presentation of the school setting of a special education unit and conflict and / or challenges faced by teachers of the institution. The analysis of the interviewees testimonies presented specific questions about the teacher look about disability and inclusion, teaching in Special Education and the repercussions of this in schools, especially in the teaching-learning. The accounts showed that there is a substantial gap between what needs to be done and what the teachers perform, but can develop activities that value the individuality of each student, respecting differences and seeking to place the student in various social contexts, in approximating family at school, for example.
Keywords: Prática Pedagógica
Educação Especial
Educação Inclusiva
Ensino e aprendizagem
Teaching Practice
Special Education
Inclusive Education
Teaching and learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: FERREIRA, Bárbara Mercedes Santiago. Prática pedagógica em educação especial: inclusão de aluno com deficiência. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/449
Issue Date: 8-Jul-2016
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO BÁRBARA 1.pdfArquivo em texto completo1.11 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.