???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/452
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Museu Casa do Sertão: veredas e narrativas das exposições
???metadata.dc.creator???: Silva, Everton Menezes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barzano, Marco Antonio Leandro
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objetivo principal a investigação sobre as ações pedagógicas do Museu Casa do Sertão, pertencente à Universidade Estadual de Feira de Santana, procurando analisar o percurso expositivo das visitas guiadas. Para tanto, utilizou-se um processo de pesquisa qualitativa com entrevista semi-estruturada, questionário, análise de documentos da instituição e observações das exposições. O referencial teórico está construído de acordo com as ideias de Certeau (1996), Canclini (2013), Albuquerque Júnior (2011), Cury (2006) entre outros autores. O discurso do seu idealizador, Eurico Alves Boaventura, está bastante presente nas exposições, mas ele também convive com alguns elementos da modernidade na utilização de determinados materiais industrializados presentes em alguns objetos. A perspectiva histórica é marcante nas exposições, embora elas versem sobre outros assuntos como, por exemplo, a relação do ser humano com a natureza. Estes elementos discursivos se relacionam com outras produções discursivas sobre o Nordeste acentuando um repertório cultural que produz um cenário tipicamente veiculado pela mídia. Além disso, observou-se uma tendência didatizante nas exposições, levando em consideração que a maior parte do público do Museu é escolar.
Abstract: The present study has as main objective the research on educational processes in the Museu Casa do Sertão, belonging to the Universidade Estadual de Feira de Santana, in the analysis of the expository route of guided tours. To this end, we used a process of qualitative research with semi-structured interview, questionnaire, analysis of some documents and some observations from the exhibitions. The theoretical framework is constructed according to Certeau's ideas (1996), Canclini (2013), Albuquerque (2011), Cury (2006) among other authors. The discourse of its creator, Eurico Alves Boaventura, is very present in the exhibition, but it also coexists with some elements of modernity in the use of certain industrialized materials present in some objects. The historical perspective is striking in the exhibition, though the exhibits focus on other issues such as, for example, man's relationship with nature. These discursive elements relate to other discursive productions on the Brazilian Northeast accentuating a cultural repertoire that produces a scenario typically propagated by the media. In addition, there was a didactical trend in your exhibitions, assuming that the most of public of this Museum is scholar.
Keywords: Museu Casa do Sertão
Exposição
Educação
Museum
Exposition
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SILVA, Everton Menezes. Museu Casa do Sertão: veredas e narrativas das exposições. 2016. 99f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/452
Issue Date: 25-Apr-2016
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Museu Casa do Sertão veredas e narrativas das exposições.pdfDissertação2.61 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.