???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/465
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O uso de vídeo e jogo educativos como instrumento de ensino e divulgação da Astronomia
???metadata.dc.creator???: Souza, Thauane Lima de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bitencourt, Ana Carla Peixoto
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente, em virtude das várias opções tecnológicas, do vasto acesso à informação e da desmotivação de alguns estudantes, muito se discute na literatura sobre a forma de ensino de modo que ela se torne diversificada e atrativa. O modelo professor/sala de aula com o ensino tradicional tem deixado de ser o principal meio no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse novo paradigma educacional, surge a necessidade de buscar estratégias que aumentem o interesse, a motivação e consequentemente o nível de aprendizagem dos alunos. Neste sentido, temos as formas lúdicas de ensino, como, por exemplo, a aplicação de jogos didáticos, que estão cada vez mais presentes no ambiente escolar. A partir desse contexto, foi elaborado um jogo didático, intitulado “Trilha Espacial” e um vídeo educativo chamado “Desvendando o Universo”, cuja temática trata sobre Planetas e Planetas Anões, Eclipse, Estações do Ano, Conhecimentos Gerais de Astronomia e Constelações. Em particular, estas ferramentas podem ser utilizadas em ambientes de ensino formal e não formal. Neste trabalho o produto foi aplicado em cinco turmas do Ensino Fundamental e quatro do Ensino Médio do Colégio Estadual Ferreira Pinto. A sondagem do conhecimento prévio e do aprendizado após a aplicação das atividades foi realizada por meio de pré e pós-testes sobre os temas citados.
Abstract: Currently, due to the various technological options, the vast access to information and the demotivation of some students, much is discussed in the literature about the way of teaching so that it becomes diversified and attractive. The teacher / classroom model with traditional teaching has leaved to be the main medium in the teaching-learning process. Faced with this new educational paradigm, the need arises to seek strategies that increase the interest, the motivation and consequently the level of learning of the students. In this sense, we have the ludic forms of teaching, such as the application of didactic games, which are increasingly present in the school environment. From this context, a didactic game, entitled "Space Track" and an educational video called "Unraveling the Universe", was created. The theme is about Planets and Dwarf Planets, Eclipse, Seasons of the Year, General Astronomy and Constellations. In particular, these tools can be used in both formal and non-formal learning environments. In this work the product was applied in five classes of Elementary School and four of the High School of the Colégio Estadual Ferreira Pinto. The survey of prior knowledge and learning after the implementation of activities was carried out through pre- and post-tests on the above topics.
Keywords: Astronomia
Jogo didático
Vídeo educativo
Astronomy
Didactic game
Educational video
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Astronomia
Citation: SOUZA, Thauane Lima de. O uso de vídeo e jogo educativos como instrumento de ensino e divulgação da Astronomia. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/465
Issue Date: 21-Dec-2016
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO THAUANE-FINAL _3.pdf10.92 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.