Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/467
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os professores de ciências e suas práticas: uma proposta didática para o ensino do conteúdo estações do ano
Autor: Jesus, Daniel Marcos de 
Primeiro orientador: Martin, Vera Aparecida Fernandes
Resumo: Neste trabalho, analisamos a compreensão dos professores de Ciências, Geografia e Pedagogia da cidade de São Miguel das Matas, Bahia, a respeito do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Estações do Ano e refletimos sobre a construção e utilização de um material didático (maquete do Sistema Terra-Sol), desenvolvido a partir de uma Oficina com os professores que ministram aulas de Ciências no Ensino Fundamental. Na metodologia foram utilizados questionários, vídeos e demonstrações experimentais. Os resultados demonstraram que muitos professores de ciências apresentam dificuldades com relação ao entendimento do conteúdo Estações do Ano e que ao trabalhar com materiais didáticos dentro da Oficina Didática puderam compreender este conteúdo.
Abstract: In this work, we analyze the understanding of Science, Geography and Education´s teachers of São Miguel das Matas, Bahia, about teaching and learning process of Seasons content that has been reflected on the construction and using of a didactic material (model System Earth-Sun), developed from a workshop with teachers who teach science´s classes in elementary school. The methodology has been based in questionnaires, videos and experimental demonstrations. The results showed that many science´s teachers have difficulties regarding to the understanding of the Seasons content. As a result, we can say that a didactic workshop in Seasons concept could make better the understanding of this content.
Palavras-chave: Estações do ano
Professores do Ensino Fundamental
Materiais didáticos
Seasons
Primary School Teachers
Teaching materials
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Programa: Mestrado Profissional em Astronomia
Citação: JESUS, Daniel Marcos de. Os professores de ciências e suas práticas: uma proposta didática para o ensino do conteúdo estações do ano. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/467
Data de defesa: 26-Set-2016
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL dissertação final.pdfArquivo em texto completo4,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.