| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/467| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Os professores de ciências e suas práticas: uma proposta didática para o ensino do conteúdo estações do ano |
| Autor: | Jesus, Daniel Marcos de ![]() |
| Primeiro orientador: | Martin, Vera Aparecida Fernandes |
| Resumo: | Neste trabalho, analisamos a compreensão dos professores de Ciências, Geografia e Pedagogia da cidade de São Miguel das Matas, Bahia, a respeito do processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de Estações do Ano e refletimos sobre a construção e utilização de um material didático (maquete do Sistema Terra-Sol), desenvolvido a partir de uma Oficina com os professores que ministram aulas de Ciências no Ensino Fundamental. Na metodologia foram utilizados questionários, vídeos e demonstrações experimentais. Os resultados demonstraram que muitos professores de ciências apresentam dificuldades com relação ao entendimento do conteúdo Estações do Ano e que ao trabalhar com materiais didáticos dentro da Oficina Didática puderam compreender este conteúdo. |
| Abstract: | In this work, we analyze the understanding of Science, Geography and Education´s teachers of São Miguel das Matas, Bahia, about teaching and learning process of Seasons content that has been reflected on the construction and using of a didactic material (model System Earth-Sun), developed from a workshop with teachers who teach science´s classes in elementary school. The methodology has been based in questionnaires, videos and experimental demonstrations. The results showed that many science´s teachers have difficulties regarding to the understanding of the Seasons content. As a result, we can say that a didactic workshop in Seasons concept could make better the understanding of this content. |
| Palavras-chave: | Estações do ano Professores do Ensino Fundamental Materiais didáticos Seasons Primary School Teachers Teaching materials |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
| Sigla da instituição: | UEFS |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA |
| Programa: | Mestrado Profissional em Astronomia |
| Citação: | JESUS, Daniel Marcos de. Os professores de ciências e suas práticas: uma proposta didática para o ensino do conteúdo estações do ano. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/467 |
| Data de defesa: | 26-Set-2016 |
| Aparece nas coleções: | Coleção UEFS |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DANIEL dissertação final.pdf | Arquivo em texto completo | 4,22 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


