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Tipo do documento: Dissertação
Título: Outras paragens: paisagem e infância em Manuel da Fonseca
Autor: Costa, Carla Santos da 
Primeiro orientador: El Fahl, Alana de Oliveira Freitas
Resumo: O presente estudo propôs leituras de alguns contos das coletâneas Aldeia Nova (1942) e O Fogo e as Cinzas (1953) do escritor português Manuel da Fonseca. Essas análises foram desenvolvidas sob dois motes interpretativos: a representação da paisagem e da infância. Para isso, tivemos como pretensão avaliar como o cenário, nas narrativas do autor, ganha simbologias que apontam para a relação indissociável entre o homem e o meio, sua subjetividade e o espaço físico que o rodeia, relação que diz muito sobre o imaginário e a identidade desses indivíduos. De modo semelhante atentamos para a carga simbólica atribuída às personagens infantis e como elas concebem o trânsito da infância para a vida adulta, assim como as perdas, os medos e as frustrações. Com essa intenção, localizamos a produção de Manuel da Fonseca no contexto sócio-histórico de Portugal no início do século XX, tendo como ponto de partida o imaginário de grandeza heroica que margeia toda a história lusitana, até chegarmos ao contexto da ditadura salazarista e suas problemáticas. Dentre elas, o abandono das pequenas comunidades rurais e o silenciamento dos discursos dos indivíduos do campo, aspectos que aparecem na escrita de Manuel da Fonseca como um comprometimento, localizando-o no contexto das intenções do Neorrealismo português, com denúncias, que, imbricadas em suas produções distancia os enredos de sua autoria da problemática escrita panfletária.
Abstract: The present study proposed the reading of some of the short stories in Aldeia Nova (1942) and O Fogo e as Cinzas (1953) from the Portuguese writer Manuel da Fonseca. These analysis were developed under two principal interpretative plots: the representation of landscape and childhood. To do so, we had as pretension evaluate how the landscape, in the author’s narratives, acquires symbologies that link to the inseparable relation between the man and environment, his subjectivity and the physical space that surrounds him, relation that says much about the imaginary and the identity of these individuals. In a similar way we attend to the symbolic weight attributed to the infant characters and how they conceive the transit from childhood to grown up life, as well as the losses, the fears and frustrations. With this intention, we localize the production of Manuel da Fonseca in the social-historic context of Portugal in the beginning of the Twentieth century, having as initial point the imaginary of heroic greatness that borders all the Lusitanian history, until we come to the context of the Salazar dictatorship and its issues. Among them, the abandonment of small rural communities and the muting of these communities’ individuals, aspects that show up in Manuel da Fonseca’s writing as commitment, placing him in the context of Portuguese Neorealism intentions, with denunciations that, imbricated in his productions that distance the plots of his authorship from the problematic propagandistic writing.
Palavras-chave: Manuel da Fonseca
Contos
Paisagem
Infância
Neorrealismo
Short Stories
Landscape
Childhood
Neorealism
Área(s) do CNPq: LETRAS::TEORIA LITERARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
Programa: Mestrado Acadêmico em Estudos Literários
Citação: COSTA, Carla Santos da. Outras paragens: paisagem e infância em Manuel da Fonseca. 2016. 94 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Literários)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/481
Data de defesa: 28-Mar-2016
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

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