???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/482
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: “Superfícies Arrumadas”: uma análise do trágico na obra de Lygia Fagundes Telles
???metadata.dc.creator???: Eloi, Cinthia dos Santos Sacramento 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santana, Alessandra Leila Borges de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho representa um estudo da obra de Lygia Fagundes Telles, com o objetivo de analisar a presença do trágico em sua narrativa. Para alcançar tal objetivo foram utilizados livros de contos, romances, entrevistas da autora, trabalhos acadêmicos e livros sobre sua obra, dentre os quais estudos de: Lucas (1990), Régis (1998), Silva (2001), Rufino (2007), Lucena (2008), Machado (2009) e Gomes (2011). São analisados os contos “Venha ver o pôr do sol”, “Uma branca sombra pálida”, “Seminário dos ratos”, “Nada de novo na frente ocidental”, e o romance “Ciranda de Pedra” (1954), investigando as complexas relações interpessoais que as personagens alimentam e de que forma o trágico se desencadeia em suas vidas. Analisamos de que forma o trágico é concebido nas narrativas, muitas vezes sob a perspectiva da tragédia clássica, como decorrente de uma falha do indivíduo ou como a concepção moderna de que o trágico é inerente à vida humana. Para subsidiar as análises foram utilizados estudos sobre o trágico dos autores: Aristóteles (1966), Georg Lukács (S/D), Emil Staiger (1977), Junito Souza Brandão (1985), Rymond Williams (2002), Adilson dos Santos (2005), Friedrich Nietzsche (2007), Albin Lesky (2010) e Vernant e Vidal-Naquet (2014).
Abstract: This present work represents a study of work of Lygia Fagundes Telles, with the objective of analyzing the tragic presence in her narrative. To achieve this goal were used books of short stories, novels, interviews of the authoress, academic works and books about her work among them studies: Lucas (1990), Régis (1998), Silva (2001), Rufino(2007), Lucena(2008), Machado(2009) e Gomes(2011).They are analyzed the tales “Venha ver o pôr do sol”, “Uma branca sombra pálida, “Seminário dos ratos”, “Nada de novo na frente occidental”, and the novel Ciranda de Pedra (1954),investigating the complex interpersonal relationships that the characters feed and how the tragedy unleashes in their lives. We analyzed in what way the tragic is conceived in the narratives, many times from the perspective of classical tragedy, as arising from an individual failure or as the modern conception of the tragic it is inherent in human life. To support the analyzes were used studies about the tragic of the authors Aristóteles (1966), Georg Lukács (S/D), Emil Staiger (1977), Junito Souza Brandão (1985), Rymond Williams (2002), Adilson dos Santos (2005), Friedrich Nietzsche (2007), Albin Lesky (2010) and Vernant and Vidal-Naquet (2014).
Keywords: Lygia Fagundes Telles
Trágico
Narrativa
Condição humana
Relacionamentos
Tragic
Narrative
Human condition
Relationships
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Estudos Literários
Citation: ELOI, Cinthia dos Santos Sacramento. “Superfícies Arrumadas”: uma análise do trágico na obra de Lygia Fagundes Telles. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Literários)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/482
Issue Date: 16-May-2016
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Cinthia dos Santos Sacramento Eloi.pdfArquivo em texto completo818.45 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.