???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/498
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação inicial e os saberes da docência: representações de pedagogas egressas da UEFS
???metadata.dc.creator???: Silva, Taiara de Lima 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ribeiro, Marinalva Lopes
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação apresenta resultados de uma investigação de abordagem qualitativa, cujo objetivo foi conhecer, mediante as representações de egressas do Curso de Pedagogia, os saberes necessários à docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental I, construídos na sua formação inicial. No intuito de atingir este objetivo, fundamentamo-nos teoricamente nos princípios da Teoria das Representações Sociais e no campo de estudo da Formação de Professores. Para constituir o corpus de análise, optamos pelo uso de epístolas, contando com a colaboração de 06 (seis) professoras egressas do Curso de Pedagogia da UEFS. Para a análise dos dados coletados e produzidos na investigação, utilizamos a técnica da Análise do Conteúdo (BARDIN, 2011). Três grandes categorias analíticas foram identificadas a partir da leitura das missivas produzidas pelas professoras colaboradoras: a primeira refere-se aos saberes privilegiados no Curso de Pedagogia; a segunda diz respeito às lacunas deixadas pela formação inicial; e a terceira versa sobre as fontes dos saberes docentes. Conclui-se que ao ingressarem no curso de formação, as professoras trazem consigo saberes de diversas naturezas, pois elas registram, a partir de suas vivências, enquanto alunos, as representações desse ofício. Neste sentido, o que se espera do curso de formação inicial é que objetive esses saberes iniciais e o processo de transposição de ancoragem para objetivação na construção dos saberes docentes. Ademais, este estudo revelou que a formação inicial é um dos momentos que os saberes são construídos, entretanto, não fica restrita, somente a ela, uma vez que a formação continuada também tem um importante papel na constituição desses saberes e é na prática que eles são aprimorados. Entretanto, ao adentrarem no campo de atuação, as egressas em estudo sentiram falta de alguns outros saberes. Portanto, é necessário que haja uma coerência entre aquilo que os cursos de formação ensinam com o que os futuros professores irão encontrar na prática. Os cursos de formação inicial não podem ser reduzidos somente ao ensino de conteúdos, é necessário que haja a. Sobretudo, demanda-se o papel desempenhado pela prática e o papel que desenvolve a relação com os pares na consolidação e construção de saberes docentes, inclusive no caso das professoras iniciantes.
Abstract: Esta disertación presenta resultados de una investigación de abordaje cualitativo, cuyo objetivo fue conocer, mediante las representaciones de egresados del Curso de Pedagogía, los saberes necesarios a la docencia en las series iniciales de la Enseñanza Fundamental I, construidos en su formación inicial. Con el fin de alcanzar este objetivo, nos basamos teóricamente en los principios de la Teoría de las Representaciones Sociales y en el campo de estudio de la Formación de Profesores. Para constituir el corpus de análisis, optamos por el uso de epístolas, contando con la colaboración de 06 (seis) profesoras egresadas del Curso de Pedagogía de la UEFS. Para el análisis de los datos recolectados y producidos en la investigación, utilizamos la técnica del Análisis del Contenido (BARDIN, 2011). Tres grandes categorías analíticas fueron identificadas a partir de la lectura de las misivas producidas por las profesoras colaboradoras: la primera se refiere a los saberes privilegiados en el Curso de Pedagogía; La segunda se refiere a las lagunas dejadas por la formación inicial; Y la tercera versa sobre las fuentes de los saberes docentes. Se concluye que al ingresar en el curso de formación, las profesoras traen consigo saberes de diversas naturalezas, pues ellas registran, a partir de sus vivencias, como alumnos, las representaciones de ese oficio. En este sentido, lo que se espera del curso de formación inicial es que objetive esos saberes iniciales y el proceso de transposición de anclaje para objetivación en la construcción de los saberes docentes. Además, este estudio reveló que la formación inicial es uno de los momentos que los saberes son construidos, sin embargo, no queda restringida, sólo a ella, una vez que la formación continuada también tiene un importante papel en la constitución de esos saberes y es en la práctica que ellos Se mejoran. Sin embargo, al adentrarse en el campo de actuación, las egresadas en estudio sintieron falta de algunos otros saberes. Por lo tanto, es necesario que haya una coherencia entre lo que los cursos de formación enseñan con lo que los futuros profesores encontrar en la práctica. Los cursos de formación inicial no se pueden reducir sólo a la enseñanza de contenidos, es necesario que haya a. Sobre todo, se demanda el papel desempeñado por la práctica y el papel que desarrolla la relación con los pares en la consolidación y construcción de saberes docentes, incluso en el caso de las profesoras principiantes.
Keywords: Saberes docentes
Formação inicial
Curso de Pedagogia
Representações Sociais
Enseñanza de conocimientos
La formación inicial
Facultad de Educación
Las representaciones sociales
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: SILVA, Taiara de Lima. Formação inicial e os saberes da docência: representações de pedagogas egressas da UEFS. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/498
Issue Date: 12-May-2013
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Taiara Silva.pdfArquivo em texto completo1.01 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.