???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/500
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDantas, Walméria Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3972428474650528por
dc.contributor.advisor1El Fahl, Alana de Oliveira Freitas-
dc.date.accessioned2017-08-15T21:18:19Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.citationDANTAS, Walméria Oliveira. Flash poético: uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literário. 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/500-
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado (PROFLETRAS) baseia-se na pesquisa qualitativa, com foco na pesquisa-ação, apresenta como proposta de intervenção um trabalho didático fundamentado nos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003), segundo orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), com atividades de leitura e produção de haicais e fotografias, que abordam o ensino da língua a partir da orientação teórica de estudo dos gêneros, dentro de uma proposta sociointeracionista da linguagem. Busca contribuir para a promoção dos níveis de leitura e letramento literário de uma turma de alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. Os dados da pesquisa foram coletados por meio da observação participante concomitante às anotações no diário de bordo da pesquisadora, vídeo gravações, questionários e depoimentos dos sujeitos participantes. Esse trabalho busca na vasta literatura existente sobre letramento (KLAIMAN, 2007; SOARES, 2002), letramento literário (COSSON, 2014), haicais (FRANCHETTI, 2014; GOGA, 1988; PAZ, 1999), fotografia (BARTHES, 1984; FLUSSER, 1985) e sequência didática (DOLZS, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004), dentre outros, encontrar caminhos que possibilitem ao aluno, o desenvolvimento das habilidades de leitura e capacidades de linguagem tão necessárias para o exercício da cidadania. A análise dos dados evidência a importância da mediação do professor na formação do aluno leitor e mostra que a Sequência Didática pode ser uma metodologia eficiente para auxiliar professores na motivação de seus alunos, com vistas à promoção do letramento literário.por
dc.description.abstractThe present master's thesis (PROFLETRAS) is based on the qualitative research, focusing on the action research, presents as a proposal of intervention a didactic work based on the discursive genres (BAKHTIN, 2003), according to National Curricular Parameters guidelines (BRASIL, 1997) , With activities of reading and production of haiku and photographs, that approach the teaching of the language from the theoretical orientation of study of the genres, within a proposal sociointeractionist of the language. It seeks to contribute to the promotion of literacy levels and literacy of a group of seventh-year primary school students. The data of the research were collected through participant observation concomitant to the notes in the researcher's logbook, videotapes, questionnaires and testimonials of the participants. This work searches in the vast literature on literacy (KLAIMAN, 2007, SOARES, 2002), literary literacy (COSSON, 2014), haiku (FRANCHETTI, 2014, GOGA, 1988; PAZ, 1999), photography (BARTHES, 1984; FLUSSER, 1985) and didactic sequence (DOLZS, NOVERRAZ and SCHNEUWLY, 2004), among others, find ways to enable the student to develop reading skills and language skills so necessary for the exercise of citizenship. The analysis of the data evidences the importance of teacher mediation in the formation of the student reader and shows that the Didactic Sequence can be an efficient methodology to assist teachers in the motivation of their students, with a view to the promotion of literary literacy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2017-08-15T21:18:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Walméria Oliveira Dantas.pdf: 17755932 bytes, checksum: b3fa9c3bd887f6cf62a7f06bb9e56b53 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-15T21:18:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Walméria Oliveira Dantas.pdf: 17755932 bytes, checksum: b3fa9c3bd887f6cf62a7f06bb9e56b53 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Estudos Linguísticospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura e produção textualpor
dc.subjectHaicaipor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectReading and text productioneng
dc.subjectHaikueng
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleFlash poético: uma experiência de leitura e produção de haicais e fotografias na perspectiva do letramento literáriopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de Walméria Oliveira Dantas.pdfArquivo em texto completo17.34 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.