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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Quem pariu Mateus que balance? Uma cartografia dos desejos maternais na adolescência CERG-São Félix/BA
???metadata.dc.creator???: Rebouças, Jussiana Silva dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freixo, Alessandra Alexandre
???metadata.dc.description.resumo???: Escola, desejos, sexualidade, gênero e proibição são algumas linhas que atravessam a gravidez na adolescência, se bem que os saberes difundidos pela mídia e pelos profissionais das diversas áreas do conhecimento continuam sendo discursos que emanam o poder de silenciar e negar o protagonismo juvenil. Nesse sentido, a abordagem sobre a maternidade na adolescência necessita de novos sabores, de mutações, de recriações, de invenções para além dos discursos higienistas e moralizantes que aprisionam potências de vida. Por isso, o presente trabalho dissertativo vem apresentando uma cartografia realizada por muitas mãos, uma escrita na qual pesquisadora, comunidade escolar e mães adolescentes se despersonalizam ao mesmo tempo em que se singularizam nas especificidades das experiências, na reafirmação de vozes emudecidas, na travessia das intensidades e na visibilidade dos múltiplos caminhos percorridos. Assim, mediante narrativas sobre dobras e desdobras da memória fomos rabiscando diários, participando de conversas em grupo nas redes sociais, trocando histórias e criando relações. Ora, de que forma as adolescentes experimentam a maternagem, sobretudo em relação às demandas escolares? Como a gravidez (in)desejada é processada no cotidiano dessas meninas entre os significados compartilhados com os pares e a coerção sofrida mediante as instituições sociais? E por fim, quem é responsável por Mateus? Tais indagações estiveram no meio dos nove meses de gestação que longe de representarem uma linearidade temporal constituem desvios, que desarrumam conceitos e desterritorializam verdades imaculadas.
Abstract: School, desires, sexuality, gender and prohibition are some lines that cross adolescence pregnancy, although the knowledge disseminated by the media and professionals of the various areas of knowledge continue to be speeches that emanate the power to silence and deny youth protagonism. In this way, the approach to motherhood in adolescence needs new flavors, mutations, recreations, inventions beyond the hygienist and moralizing speeches that imprison potencies of life. Therefore, the present dissertation has presented a cartography made by many hands, a writing in which researcher, school community and teenage mothers are depersonalized at the same time as they are singled out in the specificities of the experiences, in the reaffirmation of muted voices, in the crossing of the Intensity and visibility of the multiple paths covered. Thus, through narratives about (folding and unfolding) of memory we have been scribbling diaries, participating in group conversations in social networks, exchanging stories and creating relationships. Now, how do adolescents experience mothering, especially regarding school demands? How is (not) desired pregnancy processed in the daily life of these girls between meanings shared with their partners and coercion suffered by social institutions? And finally, who is responsible for Mateus? Such inquiries were amidst the nine months of gestation which, far from representing a linearity of time, constitute deviations, which disarray concepts and deterritorialize immaculate truths.
Keywords: Gravidez
Adolescência
Escola
Cartografia
Pregnancy
Adolescence
School
Cartography
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: REBOUÇAS, Jussiana Silva dos Santos. Quem pariu Mateus que balance? Uma cartografia dos desejos maternais na adolescência CERG-São Félix/BA. 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/511
Issue Date: 17-Mar-2017
Appears in Collections:Coleção UEFS

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