???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/517
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Histórias contadas em Ichu-Ba: por uma proposta de valorização da oralidade no ensino de língua portuguesa
???metadata.dc.creator???: Guimarães, Elinalva Carneiro Muniz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barreiros, Patrício Nunes
???metadata.dc.description.resumo???: No presente trabalho apresentam-se os resultados da elaboração e execução de uma sequência didática objetivando a promoção da oralidade e ampliação das capacidades orais de alunos da 7ª série, do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro em Ichu-BA. Entendendo que, normalmente, as aulas de Língua Portuguesa priorizam o ensino da escrita e regras normativas e acreditando que é possível a escola promover momentos de fala e escuta que levem os alunos a usar de forma consciente e respeitosa a sua oralidade, busca-se a partir da contação de histórias e com a ajuda das tecnologias digitais promover momentos de prática da oralidade. É perceptível que a contação de histórias, que já foi uma prática tão comum e importante para a disseminação de saberes e crenças, vem perdendo espaço em meio às famílias e suas comunidades desde a popularização de tecnologias como o rádio e a televisão e, posteriormente, computador e celular, e sua prática está quase que restrita à infância das pessoas. Ao passo que as crianças crescem, o contato com as histórias contadas diminui, tornando-se rara quando a criança é alfabetizada e passa a ter a possibilidade do contato direto com histórias escritas. A pesquisa-intervenção aqui apresentada baseia-se nas propostas de documentos oficias como os PCN (1998), as discussões sobre oralidade fundamentam-se nos textos de Bakhtin (1929; 1961), Marcuschi (2010), Ramos (2002). A importância pedagógica da contação de história dentro e fora da escola é respaldada por Busatto (2012), (2013), Regatiere (2008), Torres e Tettamanzy (2008) e Libâneo (2011), Moran (1995), dentre outros, respaldam a necessidade de incorporar tecnologias já utilizadas pelos alunos nas práticas escolares. A pesquisa previu, também, a construção de vídeos sobre a vida de alguns contadores de histórias do município e de uma página na internet para preservação e divulgação de material produzido durante o desenvolvimento do projeto, propiciando o uso de tecnologias digitais como aliadas ao processo de ensino-aprendizagem. Foi perceptível, ao final da intervenção, que os objetivos foram alcançados, se não em sua totalidade, mas em vários níveis, provando que é importante e necessário a escola promover constantemente momentos de planejamento e uso da oralidade e a contação de histórias mostrou-se um eficiente recurso.
Abstract: This paper presents the results of both elaboration and execution of a didactic sequence, which aimed at amplifying the oral capacities of State School Luís Júlio Carneiro’s 7th grade students, in Ichu-BA. The Portuguese classes’ priority is, mostly, teaching grammar and writing skills believing that it is possible to promote, at school, speaking and listening moments that will lead the student to a conscious and respectable orality. Thus, we intend to offer these moments of oral practice by telling stories and using technological help. Oral stories – a common practice of knowledge and beliefs dissemination years ago – are visibly losing their space among families and communities since the advent and popularization of technological instruments such as radios, televisions and, later, cellphones and personal computers, the practice being almost restrict to people’s childhood. As they grow up, children’s contact with this spoken stories is lower, almost rare, as they have direct access to written stories. This research-intervention is based on official documents such as the PCN (1998) and the discussions on orality are based on Bakhtin (1929; 1961), Marcuschi (2010) and Ramos (2002)’s texts. Busatto (2012; 2013) Regatiere (2008), Torres & Tettamanzy (2008) uphold the pedagogical importance of telling stories in and out of school, and Libâneo (2011) Moran (1995) and others support the necessity of joining the technological resources used by students to their practice. We foresaw, in this research, some video recordings about the city’s storytellers and an internet page, both created to preserve and share the material produced during the projects development, favorably having technology as an ally to the teaching-learning process. We reached our objective in different levels, if not all, and the research proves that when the schools promote these moments of oral planning and usage constantly, storytelling becomes an efficient resource.
Keywords: Oralidade
Língua Portuguesa
Contação de histórias
Tecnologias
Orality
Portuguese language
Presentation of stories
Technologies
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Letras
Citation: GUIMARÃES, Elinalva Carneiro Muniz. Histórias contadas em Ichu-Ba: por uma proposta de valorização da oralidade no ensino de língua portuguesa. 2016. 215 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/517
Issue Date: 28-Nov-2016
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elinalva Muniz - dissertação.pdfArquivo em texto completo9.11 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.