???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/520
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Oficina de foguete: aspectos interdisciplinares entre astronomia, astronáutica e física
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Rodrigo Santa Cruz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Poppe, Paulo Cesar da Rocha
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho discute aspectos do tema Astronáutica e Astronomia nas aulas de Ciências e Física do Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e privadas de Feira de Santana. A Astronomia é uma ciência interdisciplinar e necessária no currículo das escolas brasileiras. Sendo assim, realizamos uma oficina onde os estudantes construem e lançam foguetes confeccionados com materiais de baixo custo, como garradas PET e tubos de PVC. A aprendizagem significativa de Ausubel (1976) foi o referencial teórico deste estudo. Portanto, iniciamos os trabalhos coletando informações dos alunos através de questionários para criar um perfil sobre o conhecimento dos mesmos sobre Astronomia e, após isso, propomos atividades onde os alunos fossem capazes de desenvolver habilidades para a compreensão dos fenômenos físicos que podem ser observados durante o lançamento de um foguete, como Movimento Oblíquo e leis de Newton. A oficina mostrou-se muito positiva, despertando o interesse dos alunos a participarem das Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica e obtendo notas melhores nas disciplinas de Ciências e Física. Os alunos também perceberam a importância da Astronomia no desenvolvimento da humanidade.
Abstract: This work discusses aspects of Astronautics and Astronomy in the Science and Physics classes of Elementary and Middle School in public and private schools in Feira de Santana. Astronomy is an interdisciplinary and necessary science in the curriculum of Brazilian schools. As such, we have a workshop where students build and launch rockets made of low-cost materials such as PET pickups and PVC pipes. The meaningful learning (Ausubel, 1976) was the theoretical reference of this study. Therefore,, we started the work by collecting information from the students through questionnaires to create a profile about their knowledge about astronomy and, after that, we propose activities where students are able to develop skills for understanding the physical phenomena that can be observed during the launch of a rocket, such as Oblique Motion and Newton's Laws. The workshop was very positive, arousing students' interest in participating in the Brazilian Astronomy and Astronautics Olympiads and obtaining better grades in the disciplines of Science and Physics. The students also realized the importance of astronomy in the development of humanity.
Keywords: Astronomia
Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Oficina
Sequencia didática
Astronomy
Physics teaching
Meaningful learning
Workshop
Didactic sequence
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Astronomia
Citation: FERREIRA, Rodrigo Santa Cruz. Oficina de foguete: aspectos interdisciplinares entre astronomia, astronáutica e física. 2016. 39 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/520
Issue Date: 30-Sep-2016
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rodrigo-impressao-final.pdfArquivo em texto completo7.4 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.