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dc.creatorFernandes, Ilnah de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5311707093471813por
dc.contributor.advisor1Silva, Welington Araújo-
dc.date.accessioned2017-10-31T00:06:01Z-
dc.date.issued2016-07-13-
dc.identifier.citationFERNANDES, Ilnah de Oliveira. Produção do conhecimento na educação física: análise epistemológica dos anais do grupo de trabalho temático “inclusão e diferença” do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) DE 2003 A 2013. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/521-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como fonte de estudo e análise os artigos publicados nos anais do Grupo de Trabalho Temático Inclusão e Diferença do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), entre os anos de 2003 e 2013. O objetivo geral é identificar as bases epistemológicas presentes na produção do conhecimento em Educação Física, a partir dos anais do citado Grupo de Trabalho Temático (GTT), e como estas bases respondem à questão da inclusão de alunos com deficiência. Com este intuito, apresentamos como se instituem as relações entre a caracterização da pesquisa, as principais temáticas abordadas e as perspectivas de inclusão em cada abordagem encontrada. Utilizando um instrumento de análise em consonância com a matriz paradigmática, que aponta os níveis técnico, metodológico, teórico e epistemológico. Este procedimento metodológico possibilitou perceber nos 31 artigos analisados, que 90% utilizaram a abordagem Fenomenológica-Hermenêutica e 10% a abordagem Crítico-Dialética, sendo que não foi identificado nenhum artigo que utilizou a abordagem Empírico-Analítica. Verificamos que cada nível do instrumento utilizado para análise dos artigos deixou evidenciada a predominância da abordagem adotada, ou seja, nos artigos em que a abordagem Fenomenológica-Hermenêutica foi predominante, foi possível observar que a discussão é centrada na compreensão dos fenômenos e onde estes têm como base. Nos artigos em que utilizaram a abordagem Crítico-Dialética, constatamos que a discussão tomava como base as questões do contexto social e as alternativas de transformação deste. Diante das limitações encontradas nesta pesquisa, tanto pessoais quanto de tempo para aprofundar alguns debates, se faz necessário que outras pesquisas sejam feitas na perspectiva de ampliar e avançar nas contribuições da produção do conhecimento da Educação Física, da exclusão/inclusão apontando os diversos conflitos que implicam neste contexto.por
dc.description.abstractThe object of study and analysis of this research are the articles published in the Thematic Working Group Inclusion and Difference proceedings Inclusion and Difference of the Brazilian Congress of Sports Sciences, between 2003 and 2013. The general objective is to identify the epistemological bases present in the production of knowledge in Physical Education, from the annals of the mentioned Thematic Working Group, and how these bases respond to the issue of inclusion of students with disabilities. For this purpose, we present how to constitute the relationship between the characterization of the research, the main issues addressed and the inclusion perspectives found in each approach. Using an analytical tool in consonance with the paradigmatic matrix, that points out the technical, methodological, theoretical and epistemological levels. This methodological procedure made it possible to realize, in the 31 articles analyzed, that 90% used the Phenomenological-Hermeneutic approach and 10% used the Critical-Dialectic approach, and has not identified any article used the Empirical-Analytical approach. We found that each level of the instrument used for analysis of the articles made evident the predominance of the approach taken, in other words, in the articles in which the Phenomenological-Hermeneutic approach was predominant, it was observed that the discussion is focused on understanding the phenomena and where these have as a base. In the articles using the Critical-Dialectic approach we note that the discussion was taking as a basis the issues of social context and its alternative processing. Given the limitations found in this research, both personal and time to deepen some debate, it is necessary that further research be done in order to expand and advance the contributions in the knowledge production of physical education, and exclusion / inclusion, pointing out the various conflicts that implies in this context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2017-10-31T00:06:01Z No. of bitstreams: 1 Dissertação final.final.pdf: 1174050 bytes, checksum: 41d2ab0bf1c26d061741c869e1077a85 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-31T00:06:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação final.final.pdf: 1174050 bytes, checksum: 41d2ab0bf1c26d061741c869e1077a85 (MD5) Previous issue date: 2016-07-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução do conhecimentopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectColégio Brasileiro de Ciências do Esportepor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectKnowledge productioneng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectBrazilian Sports Sciences Collegeeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.titleProdução do conhecimento na educação física: análise epistemológica dos anais do grupo de trabalho temático “inclusão e diferença” do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) DE 2003 A 2013por
dc.typeDissertaçãopor
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