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dc.creatorPortugal, Luisa Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2173904277443081por
dc.contributor.advisor1Mussi, Amali de Angelis-
dc.date.accessioned2017-11-14T22:35:15Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.citationPORTUGAL, Luisa Gomes. Inovação e autonomia: os estudantes de aprendizagem baseada em problemas e suas estratégias. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/524-
dc.description.resumoO presente texto contempla uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e objetiva Compreender através da identificação das estratégias de aprendizagem, se o modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) da Engenharia de Computação (ECOMP)- UEFS contribui para a autonomia de seus estudantes. Os fundamentos teóricos que sustentam esse estudo e alguns dos autores que os alimentam são: 1. A cultura, identidade e a pós-modernidade (HALL, 2000; BAUMAN, 2012; DUBAR, 2006; VEIGA-NETO, 2003); 2. A cultura da aprendizagem (POZO, 2006; 2009; CLAXTON, 2005); 3. Inovação (MASETTO, 2012; LUCARELLI, 2007; 2009; CUNHA, 2009); 4. Aprendizagem Baseada em Problemas (ARAÚJO, 2009; BERBEL, 2011; ANGELO et al., 2014); 5. Autonomia (RUÉ, 2007); 6. Estratégias de Aprendizagem ( MONEREO, 2001; BORUCHOVITCH, 2006). Para se alcançar possíveis respostas, realizamos uma pesquisa do tipo mista, de estratégia explanatória sequencial (CRESWELL, 2010), em que o peso da pesquisa se revela maior na aplicação de um instrumento quantitativo o qual, depois, recebe o aparato para a construção dos dados de um instrumento qualitativo. Dessa forma, realizamos juntamente com os estudantes de EComp de uma universidade pública de Feira de Santana a aplicação da Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem em Universitários (EEA-U), de Santos e Boruchovitch (2015), e em seguida, desenvolvemos um Grupo de Discussão Operativo (GDO), inspirado nos estudos de Silva e Almeida (2015). Como sujeitos, participaram 137 estudantes na primeira fase, a EEA-U e, para a segunda fase, o GDO, contamos com 8 estudantes. A análise dos dados foi realizada a partir das categorias propostas pelo próprio instrumento da EEA-U, em sincronia com os relatos obtidos no GDO. Os estudantes expuseram dificuldades para a adaptação na universidade e mudanças nas suas maneiras de estudar por conta do PBL. Percebemos também que eles apresentam estratégias de aprendizagem superficiais (possivelmente adiquiridas desde a Educação Básica), que não conseguem administrar bem o seu tempo de estudo e que se distraem com facilidade durante os mesmos. A autonomia pode ser identificada com pouco desenvolvimento no passar dos anos, não havendo uma diferença significativa de uso de estratégias nos diferentes semestres. A pontuação das mulheres nos três fatores de autorregulação da escala se apresentaram superiores a dos homens, porém novas investigações carecem ser realizadas. No GDO, os estudantes ainda declararam os problemas encontrados no formato PBL que vivenciam. Este trabalho visa colaborar com o olhar sobre o universitário e como podemos favorecer para o seu aprendizado nesse espaço, bem como nas melhorias e incentivo das metodologias ativas da universidade estudada e, por fim, no fomento de pesquisas sobre o assunto em nossa região.por
dc.description.abstractThe presented text comprises a master's research that is been realized on the Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação of Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) and it aims comprehend, through identification of learning strategies if Problem Based Learning(PBL) model applied in the course of Computing Engineering in the UEFS contributes to the development of autonomy of its students. The theoretical background and some authors that support this study is: 1. The culture, identity and the postmodernity (HALL, 2000; BAUMAN, 2012; DUBAR, 2006; VEIGA-NETO, 2003)); 2. The culture of the learning (POZO, 2006; 2009); 3. Inovation (MASETTO, 2012; LUCARELLI, 2007; 2009; CUNHA, 2009); 4. Problems Based Learning (ARAÚJO, 2009; BERBEL, 2011; ANGELO et al., 2014); 5. Autonomy (RUÉ, 2007); 6. Learning Estrategies (MONEREO, 2001; BORUCHOVITCH, 2006). To reach the possible answers, we realize a mixed research, using a sequential explanatory strategy (CRESWELL, 2010), wherein the influence of research reveals to be bigger in application of a quantitative instrument in which, later, receive support to construction of the datas of a qualitative instrument. In this way, we applied the Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem em Universitários (EEA-U) - Evaluation Scale of Learning Strategies in Universitary Students -, from Santos e Boruchovitch (2015), and following we developer a Grupo de Discussão Operativo (GDO) – Operational Discussion Group -, based on researches from Silva e Almeida (2015). As subject, 137 students took part on first phase, the EEA-U, on the second phase, the GDO, we have paticipation of 8 students. The data analisys was made starting from categories suggested by the EEA-U instrument, associated with the reports obtained in the GDO. The students reports to have difficulties to adapt therselfs in university envoironment and have been change the way of studing because of PBL. We realize too that they use superficials learning strategies (possibly acquired since basic education), that can’t organize ther studing time, and that they distract easily during their studing. We identified that the autonomy had a low development along the years, so that there’s no significant difference on use of learning strategies in different semesters. The women ponctuation was higher than the men ponctuation on the three autoregulation factores of the scale, but other investigation need be realized to confirm that. On GDO, the students also report the problems that they experience with the PBL format. This research aims to collaborate with studies about university students and how we can promote their learning in that environment, as well in the improvements and incentives of the active methodologies on the researched university and, finally, on increasing of the related researches about the theme in our region.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2017-11-14T22:35:15Z No. of bitstreams: 1 Portugal.Luisa..protected.pdf: 2986889 bytes, checksum: f0c8373754933ab4b7b06fd9c81f374b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-14T22:35:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Portugal.Luisa..protected.pdf: 2986889 bytes, checksum: f0c8373754933ab4b7b06fd9c81f374b (MD5) Previous issue date: 2017-06-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspor
dc.subjectHighier Educationeng
dc.subjectLearning estrategieseng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectInovationeng
dc.subjectProblems based learningeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleInovação e autonomia: os estudantes de aprendizagem baseada em problemas e suas estratégiaspor
dc.typeDissertaçãopor
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