???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/526
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Livro didático e atividades lúdicas: uma combinação relevante para o ensino-aprendizagem dos conteúdos de astronomia
???metadata.dc.creator???: Santos, Soronaide Gonçalves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bitencourt, Ana Carla Peixoto
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação analisou a combinação do livro didático de Geografia com atividades lúdicas no ensino-aprendizado dos conteúdos de Astronomia no 6º ano do Ensino Fundamental. A sala de aula é um ambiente propício para estimular o conhecimento científico em Astronomia, devido às várias disciplinas da educação básica que abordam os conteúdos dessa ciência em seus currículos. E a Geografia é um exemplo de disciplina que apresenta conteúdos de Astronomia no Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, apresentou-se a importância pedagógica do livro didático para os professores e alunos, e também, como o lúdico na prática pedagógica contemporânea pode ser recurso potencializador do desenvolvimento e aprendizagem do aluno no ambiente escolar. A base teórica para o estudo das atividades lúdicas como instrumento de mediação e aprendizagem para este trabalho de investigação foi fundamentada na teoria sociointeracionista de Lev Semonovich Vygotsky. A nossa abordagem de pesquisa é qualitativa-quantitativa, pois acreditamos que existe uma interdependência entre os indicadores quantificáveis e os aspectos qualitativos e por isso eles se complementam. Para o desenvolvimento e conclusão da pesquisa buscamos instrumentos que possibilitaram: observar e analisar fatos ou ferramentas relevantes, assim como coletar e analisar dados estatísticos que contribuíram no processo de ensino-aprendizagem do público alvo. Utilizamos como instrumentos de pesquisa quatro testes de compreensão, nove livros didáticos de Geografia, para avaliação dos textos e das imagens sobre Astronomia, e planejamos e aplicamos quatro atividades lúdicas. E, por fim, versamos sobre os resultados e a análise dos instrumentos da pesquisa. O estudo revelou que o uso do livro didático em uma perspectiva crítica, combinado com atividades lúdicas, foram ferramentas pedagógicas de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Astronomia, como também na reflexão de vários valores humanos, para os alunos da turma do 6º ano do Ensino Fundamental.
Abstract: This thesis analyzed the combination of textbook Geography with ludic activities in the teaching-learning of Astronomy contents in the 6th year of elementary school. The classroom is an environment to stimulate scientific knowledge in astronomy, due to the various disciplines of basic education that address the content of this science in their curricula. And geography is an example of discipline that presents astronomy content in primary and secondary education. Thus, it presented the pedagogical importance of textbooks for teachers and students, as well as the playful in contemporary educational practice may be potentiating the resource development and student learning in the school environment. The theoretical basis for the study of recreational activities such as mediation and learning tool for this research work was based on the theory of sociointeractionist of Lev Vygotsky Semonovich. Our research approach is qualitative and quantitative, as we believe that there is an interdependence between quantifiable indicators and qualitative aspects and so they complement each other. For the development and completion of research we seek tools that made it possible: observe and analyze facts or relevant tools, collect and analyze statistical data that contributed to the target audience of the teaching and learning process. We used as research tools four comprehension tests, nine textbooks of Geography, for evaluation of the texts and images on astronomy and plan and apply four ludic activities. Finally we treat the results and analysis of the survey instruments. The study revealed that the use of the textbook in a critical perspective, combined with fun activities, were educational tools of great importance in the teaching and learning of astronomy content, but also the reflection of various human values, for students of the class of 6th year of elementary school.
Keywords: Astronomia
Atividade lúdica
Ensino Fundamental
Geografia
Livro didático
Astronomy
Ludic activity
Elementary School
Geography
Textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Astronomia
Citation: SANTOS, Soronaide Gonçalves. Livro didático e atividades lúdicas: uma combinação relevante para o ensino-aprendizagem dos conteúdos de astronomia. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/526
Issue Date: 30-Sep-2016
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação-Soronaide-Final.pdfArquivo em texto completo6.59 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.