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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Leitura e escrita na produção de uma revista no suporte digital: o gênero reportagem como objeto de aprendizagem
???metadata.dc.creator???: Matos, Nathalia Machado 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Lívia de Carvalho
???metadata.dc.description.resumo???: Trabalhar com a leitura e escrita, na contemporaneidade, tem se constituído um dos grandes desafios para o professor de língua. Nessa perspectiva, tivemos por finalidade neste trabalho apresentar uma proposta de intervenção, no modelo de uma sequência didática, para o desenvolvimento das competências discursivas relacionadas às atividades de leitura e escrita, utilizando como objeto de aprendizagem o gênero reportagem veiculado em meios digitais. Os sujeitos integrantes do desenvolvimento da referida sequência didática foram estudantes da turma do 8ª série de um colégio da rede estadual de ensino, localizado em uma cidade do interior da Bahia. Tendo em vista que um dos principais eventos que caracterizam a sociedade atual são o avanço e difusão das tecnologias digitais, observa-se a necessidade de integrar as novas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem. Contudo, é importante destacar que essa integração precisa desenvolver-se de forma consciente e crítica e, sobretudo, apresentar uma intencionalidade pedagógica, já que o uso da tecnologia na sala de aula não se justifica por si só. É partindo dessa necessidade premente que se pretendeu, através da sequência didática proposta neste trabalho, propiciar práticas de compreensão e produção de textos, que culminaram na criação de uma revista on-line, produto final desta pesquisa. Para tanto, foi mobilizado o gênero reportagem, visto que a reportagem constitui uma atividade textual que faz parte da vida cotidiana e com relevância na esfera jornalística. Os procedimentos metodológicos adotados no estudo levam em consideração a abordagem qualitativa da pesquisa, sendo de base etnográfica e de natureza aplicada. Os pressupostos teóricos de base envolveram a proposta de adaptação ao modelo de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); a teoria de Bakhtin e do seu Círculo; estudos de autores da Linguística Textual, bem como de diferentes quadros teóricos que versam sobre o estudo da escrita e do texto. Os resultados e conclusões a que chegamos demonstram, sobretudo, ser possível o desenvolvimento real de uma sequência didática que propicie práticas de compreensão e produção de textos e o uso das tecnologias digitais, como instrumento de aquisição de informações e socialização do saber produzido.
Abstract: Working with reading and writing in contemporary times has been one of the great challenges for the language teacher. In this perspective, the purpose of this work was to present a pedagogical proposal, in the model of a didactic sequence, for the development of discursive skills related to reading and writing activities, using as a learning object the genre reportage transmitted in digital media. The subjects who participated in the development of this didactic sequence were students from the 8th grade class of a state school network located in a city in the interior of Bahia. Considering that one of the main events that characterize the current society are the advancement and diffusion of the digital technologies, it is observed the need to integrate the new technologies to the process of teaching and learning. However, it is important to emphasize that this integration must develop consciously and critically and, above all, present a pedagogical intentionality, since the use of technology in the classroom is not justified by itself. It is based on this pressing need that, through the didactic sequence proposed in this work, it was intended to provide practices for understanding and producing texts, culminating in the creation of an online magazine, the final product of this research. For that, the genre was mobilized, since reporting is a textual activity that is part of daily life and relevant in the journalistic sphere. The methodological procedures adopted in the study take into account the qualitative approach of the research, being ethnographic and of an applied nature. The basic theoretical assumptions involved the proposal of adaptation to the model of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004); The theory of Bakhtin and his Circle; Studies of authors of Textual Linguistics, as well as of different theoretical frameworks that deal with the study of writing and text. The results and conclusions reached above all show that it is possible to develop a didactic sequence that allows for the practice of comprehension and production of texts and the use of digital technologies as an instrument for acquiring information and for socializing the knowledge produced.
Keywords: Leitura
Escrita
Tecnologias digitais
Sequência didática
Revista on-line
Reading
Writing
Digital technologies
Didactic sequence
Online Magazine
???metadata.dc.subject.cnpq???: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Letras
Citation: MATOS, Nathalia Machado. Leitura e escrita na produção de uma revista no suporte digital: o gênero reportagem como objeto de aprendizagem. 2016. 236 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/529
Issue Date: 19-Dec-2016
Appears in Collections:Coleção UEFS

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