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dc.creatorCarneiro, Cacilda Silva Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491294934863303por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mariana Fagundes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6332025713585581por
dc.date.accessioned2017-11-28T23:13:40Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Cacilda Silva Oliveira. Escuta ativa de depoimentos: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da competência comunicativa oral. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/532-
dc.description.resumoEsta proposta de intervenção pedagógica é produto do Trabalho de Conclusão de Curso realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Consiste na aplicação de atividades de escuta de depoimentos formais e informais, a fim de promover reflexões sobre a língua, colaborando para o desenvolvimento da competência comunicativa oral dos alunos, tão necessária à prática social efetiva do indivíduo. Essas reflexões passam também por atividades de retextualização, discutindo temas como diversidade linguística e relações entre fala e escrita, numa abordagem que representa um avanço, quando se consideram as orientações trazidas pelos livros didáticos. A proposição em questão se fundamenta na concepção de língua interativa, contrária à abordagem da oralidade em sala de aula como pretexto para a prática de leitura e escrita. Nesse sentido, o aporte teórico vem de estudos dos PCN (1997), (1998); Marcuschi (1997, 2005a, 2005b); Marcuschi e Dionísio (2007); Dolz; Schneuwly (2004); Bentes (2010); BRASIL (1997, 1998); Oliveira (2012); Bortoni-Ricardo (2004), Bronckart, (2003); Machado (2007). A sequência didática (SD) foi aplicada em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de São Domingos, Bahia, no período de dois meses, totalizando 26h/aulas. O material obtido na SD e analisado nesta dissertação trata-se de áudios, vídeos e retextualizações, obtidos dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da intervenção apontam que o trabalho com a oralidade em sala de aula, a partir da escuta ativa de textos é produtivo e que a escolha do gênero depoimento despertou o interesse e desenvolveu a criatividade dos alunos, ficando evidente, em suas produções, seu avanço no que diz respeito à competência oral. Acredita-se que, aplicada em maior espaço de tempo, a SD daria resultados ainda mais significativos. O material da pesquisa fica disponível em um repositório para quem tenha interesse nas discussões sobre ensino de oralidade e se preocupe com o desenvolvimento da competência oral de seus alunos. A ideia é que a proposta aqui apresentada some-se a outras propostas de ensino de oralidade, mais especificamente, e de ensino de língua materna, de maneira mais ampla, tendo em vista a melhoria da Educação Básica e da qualidade de vida dos alunos, ampliando-lhes a competência comunicativa e tornando-os, com isso, capazes de movimentar-se, sem maiores dificuldades, dentro da sociedade, dominando os recursos e mecanismos da língua, compreendendo os significados e sentidos que chegam até ela.por
dc.description.abstractThis educational intervention proposal is the product of Course Completion performed in the scope of the Professional Master of Arts (PROFLETRAS) of the State University of Feira de Santana (UEFS). It consists of applying listening activities of formal and informal testimonials in order to promote reflection on the language and contribute to the development of oral communication skills of the students, so necessary for the socio-affective practice of the individual. These reflections also undergo retextualization activities, they discuss themes such as linguistic diversity and the relations between speech and writing in an approach that represents an improvement when considering the guidelines introduced by the textbooks. The proposal in question is based on the design of interactive language - dialogue space that enables social practice of all kinds of acts - contrary to the approach of orality in the classroom as an excuse to practice reading and writing Marcuschi (1997, 2005a , 2005b); Marcuschi and Dionísio (2007); Dolz; Schneuwly (2004); Bentes (2010); BRAZIL (1997, 1998); Oliveira (2012); Bortoni-Ricardo (2004), Bronckart (2003); Machado (2007). The didactic sequence (DS) - structured in modules - was applied to a group of 6th grade of elementary level from a public school of São Domingos in the state of Bahia, during the period of two months, totalizing 26h/classes. The material obtained in the DS and analyzed in this work - audio, video and written texts – were obtained from the study subjects. The results of the intervention point that working with oral communication in the classroom, from the active listening texts, is productive and that the choice of testimony genre sparked interest and developed the creativity of students, becoming apparent in their productions, their progress regarding the oral competence. It is believed that if the DS were applied in greater time it would give more significant results. The research material is available in a repository for those who are interested in the discussions on the teaching of orality and concerned about the development of the oral competence of their students. The idea is that the proposal presented here add to other orality teaching proposals specifically, and mother tongue teaching, more broadly, in order to improve basic education and the life quality of students, expanding their communicative competence and making them, therefore, able to move around within the society without difficulty, mastering the resources and language mechanisms, understanding the meanings and senses that come to her.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luis Ricardo Andrade da Silva (lrasilva@uefs.br) on 2017-11-28T23:13:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Cacilda.pdf: 7425322 bytes, checksum: cbdb11713a263575d4d325f5cff062f0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-28T23:13:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Cacilda.pdf: 7425322 bytes, checksum: cbdb11713a263575d4d325f5cff062f0 (MD5) Previous issue date: 2016-12-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCompetência comunicativapor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectEscuta ativapor
dc.subjectDepoimentopor
dc.subjectRetextualizaçãopor
dc.subjectCommunicative competenceeng
dc.subjectOralityeng
dc.subjectActive listeningeng
dc.subjectTestimonyeng
dc.subjectRetextualizationeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqTEORIA DA INFORMACAO::PROCESSOS DA COMUNICACAOpor
dc.titleEscuta ativa de depoimentos: uma proposta pedagógica para o desenvolvimento da competência comunicativa oralpor
dc.typeDissertaçãopor
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