???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/536
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre a modalidade na formação inicial de professores de matemática da UEFS
???metadata.dc.creator???: Mamona, Sara Soares Costa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Jesus, Wilson Pereira de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo propôs-se a investigar, no âmbito da formação inicial de professores de matemática os conhecimentos profissionais necessários ao professor licenciado para a sua atuação na Educação de Jovens e Adultos - EJA, modalidade da Educação Básica. Para tanto, alguns dos objetivos específicos definidos foram identificar os conhecimentos profissionais orientados para a EJA presentes na Proposta Pedagógica do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Ementas e Planos de Ensino; identificar os conhecimentos necessários de serem construídos durante a formação inicial para um licenciado em matemática atuar na EJA; contribuir para a compreensão e reflexão acerca dos conhecimentos necessários para a formação inicial de professores de matemática para atuação na EJA. Apesar de a modalidade representar uma demanda importante para atendimento na Rede de Ensino, ainda há muitos profissionais que atuam na modalidade sem formação na área. Considerando que o perfil de saída dos licenciados deveria atender às demandas da Educação Básica e como a EJA a constitui, faz-se necessário voltar o olhar para a formação inicial de professores. A matemática foi escolhida por tratar-se de uma das áreas consideradas pelos alunos como das mais difíceis. A abordagem escolhida foi a qualitativa, com a perspectiva de construir uma compreensão sensível do fenômeno estudado a partir das percepções trazidas pelos sujeitos da pesquisa – graduandos e professores-formadores com alguma experiência na EJA. As técnicas utilizadas foram análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e questionários. O lócus da pesquisa foi o Curso de Licenciatura em Matemática da UEFS. Este trabalho está estruturado em cinco tópicos, sendo uma introdução; o segundo tópico traz um levantamento das pesquisas realizadas que tratam do mesmo objeto deste trabalho e considerações referentes ao percurso metodológico escolhido; o terceiro tópico consta do quadro teórico com dois capítulos que tratam da formação inicial de professores, de questões matemáticas para o ensino na EJA e sobre as especificidades da EJA, elencadas em três distintas dimensões que estão relacionadas aos sujeitos da EJA, as dimensões pedagógicas e político-administrativas. O quarto tópico traz as discussões dos resultados a partir da análise de documentos do curso, das falas dos sujeitos da pesquisa e das reflexões estabelecidas com o quadro teórico. Finalmente, no último tópico, são apresentadas as considerações finais que apontam que o ensino e os sujeitos da EJA, suas realidades e especificidades, são as fontes relevantes para serem compreendidas durante a formação inicial de professores de matemática para a atuação na Educação de Jovens e Adultos.
Abstract: This study aimed to investigate the professional knowledge required by the licensed teacher, in the context of the initial training of mathematics teachers for their work in the Education of Young and Adults - EJA, as a modality of Basic Education. To do so, some of the specific objectives defined were: to identify the professional knowledge oriented to the EJA present in the Pedagogical Proposal of the Course of Mathematics from the State University of Feira de Santana - UEFS, Teaching Menus and Plans; Identify the necessary knowledge to be built during the initial training for a graduate in mathematics to work in the EJA; Contribute to the understanding and reflection about the necessary knowledge for the initial formation of mathematics teachers to work in the EJA. Even though the modality represents an important demand to be attended in the Teaching Network, there are still many professionals who work in the modality without training in the area. Considering that the exit profile of the graduates should meet the demands of Basic Education and how the EJA constitutes it, it is necessary to return the look to the initial formation of teachers. Mathematics was chosen because it is one of the areas considered as the most difficult by the students. A qualitative approach was chosen, with the perspective of constructing a sensitive understanding of the studied phenomenon from the perceptions brought by the research subjects - undergraduates and teacher-trainers with some experience in the EJA. The used techniques were document analysis, semi-structured interviews and questionnaires. The locus of the research was the Course of Mathematics from UEFS. This work is structured in five topics, including an introduction; the second topic brings a survey of the researches on the same object of this work and considerations referring to the chosen methodological path; the third topic refers to the theoretical framework with two chapters that deal with initial teacher training, mathematical questions for teaching in the EJA and the specificities of the EJA, listed in three different dimensions that are related to the EJA individuals, the pedagogical and political-administrative dimensions. The fourth topic brings the discussions of the results from the analysis of course documents, the speeches of the research subjects and the reflections established with the theoretical framework. Finally, final considerations demonstrate that the teaching and the subjects of the EJA, their realities and specificities, are the relevant sources to be understood during the initial formation of mathematics teachers to act in EJA.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Formação Inicial de Professores de Matemática
Licenciatura em Matemática
Youth and Adult Education
Initial Formation of Mathematics Teachers
Degree in Mathematics
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: MAMONA, Sara Soares Costa. Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre a modalidade na formação inicial de professores de matemática da UEFS. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/536
Issue Date: 10-Feb-2017
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO MESTRADO - V. FINAL SARA MAMONA.pdfArquivo em texto completo1.18 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.