Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/538
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Texto humorístico por uma leitura para além do riso |
Autor: | Alves, Jucelma Sacramento |
Primeiro orientador: | Oliveira, Humberto Luiz Lima de |
Resumo: | Este Trabalho não tem o objetivo de revolucionar o ensino de língua portuguesa nas turmas do Ensino Fundamental II, embora pretenda oferecer uma ferramenta para que os sujeitos da intervenção possam repensar a forma de aprender e socializar as construções linguístico-discursivas. Para isso trabalhamos com o gênero discursivo charge por se tratar de um gênero multimodal que alia a linguagem verbal (a palavra) com a linguagem não verbal (a imagem). Além da multimodalidade que compõe o texto chárgico nossa opção pelo gênero textual charge justifica-se pelos discursos plenos de significados e entremeados pelo humor. Para um trabalho sistematizado com o gênero foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática cujo objetivo foi verificar o conhecimento que o aluno já possuía, auxiliando no desenvolvimento de habilidades fundamentais para ampliação da competência leitora do texto multimodal. Nosso trabalho divide-se em nove etapas abordando concepções de língua e linguagem, gêneros discursivos, leitura de imagens, abordagem metodológica, descrição das oficinas e análise de dados respectivamente. |
Abstract: | This work does not have the aim of revolutionize the teaching of Portuguese language in the classes of Elementary School II, although it intends to offer a tool so that the subjects of the intervention can rethink the way of learning and socializing the linguistic-discursive constructions. For this, we work with the discursive genre charge because it is a multimodal genre that combines verbal language (the word) with nonverbal language (the image). Besides the multimodality that makes up the chargic text, our option for the textual genre charge is justified by discourses full of meanings and interspersed by humor. For a systematized work with the genre, a didactic sequence was developed and applied, whose objective was to verify the knowledge that the student already possessed, assisting in the development of fundamental skills to increase the reading competence of the multimodal text. Our work is divided in nine stages, dealing with conceptions of language and language, discursive genres, reading of images, methodological approach, workshop description and data analysis respectively. |
Palavras-chave: | Charge Multimodalidade Humor Multimodality |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual de Feira de Santana |
Sigla da instituição: | UEFS |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | ALVES, Jucelma Sacramento. Texto humorístico por uma leitura para além do riso. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/538 |
Data de defesa: | 20-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Coleção UEFS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROFLETRAS UEFAS JUCELMA SACRAMENTO ALVES .pdf | Arquivo em texto completo | 14,99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.