???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/539
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O fantástico mundo das fábulas: uma intervenção para o ensino de leitura e escrita
???metadata.dc.creator???: Favorino, Jeane Maria Gomes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: El Fahl, Alana de Oliveira Freitas
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, por meio de sequência didática, que tem como objeto de ensino a mobilização do gênero fábula, visando proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II com dificuldades de letramento oportunidades para desenvolver sua competência discursiva. O texto fundamenta-se nos estudos de Geraldi (2000), Kleiman (2000; 2013), Lajolo (2002), Dezotti (2003), Soares (2005), Jolibert (2008), Dolz e Schneuwly (2010), Koch (2011; 2015), Passareli (2012), Antunes (2013), Cosson (2014), Marcuschi (2015), Silva (2015), dentre outros, que tratam dos assuntos abordados. A sequência utilizada é uma adaptação da proposta apresentada por Dolz e Schneuwly (2010). Embora muito antigas, as fábulas continuam atraindo a atenção de diversos autores contemporâneos para a produção de textos mais modernos e/ou a construção de paródias e paráfrases de clássicos de Esopo e La Fontaine, por exemplo. Defendemos, neste texto, as fábulas como um gênero textual/discursivo a ser trabalhado em sala de aula, pois, além de serem breves, transformam-se ao longo do tempo e nos permitem diversas maneiras de explorá-las, o que faz com que os alunos se divirtam enquanto aprendem, possibilitando-nos uma prática mais efetiva e significativa.
Abstract: This paper presents a proposal of educational intervention through didactic sequence, which has the object of teaching the mobilization of gender fable, aiming to provide students of the 6th year of elementary school II, with difficulties in literacy, opportunities to develop their competence discursive. The text is based on the studies of Geraldi (2000), Kleiman (2000, 2013), Lajolo (2002), Dezotti (2003), Soares (2005), Jolibert (2008), Dolz and Schneuwly (2010), Koch (2011 , 2015), Passareli (2012), Antunes (2013) Cosson (2014), Marcuschi (2015), Silva (2015), among others, dealing with subjects covered. The sequence used is a proposal of adaptation by Dolz and Schneuwly (2010) Although very old fables continue to attract the attention of many contemporary among others, for the production of more modern texts and / or construction of parodies and paraphrases Classics Esopo and La Fontaine, for example. We defend this text fables as a genre / discourse to be worked in the classroom, as well as being short, they become over time, and allow the various ways to exploit them, which makes students they have fun while learning allowing us a more effective and meaningful practice.
Keywords: Sequência didática
Fábulas
Leitura
Escrita
Didactic sequence
Fables
Reading
Writing
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Profissional em Letras
Citation: FAVORINO, Jeane Maria Gomes. O fantástico mundo das fábulas: uma intervenção para o ensino de leitura e escrita. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/539
Issue Date: 24-Nov-2016
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Fantástico Mundo das Fábulas_uma intervenção para o ensino de leitura e escrita.pdfArquivo em texto completo14.03 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.