???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/539
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFavorino, Jeane Maria Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2055883310195703por
dc.contributor.advisor1El Fahl, Alana de Oliveira Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4796516950406680por
dc.date.accessioned2018-01-22T22:53:37Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.citationFAVORINO, Jeane Maria Gomes. O fantástico mundo das fábulas: uma intervenção para o ensino de leitura e escrita. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/539-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, por meio de sequência didática, que tem como objeto de ensino a mobilização do gênero fábula, visando proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II com dificuldades de letramento oportunidades para desenvolver sua competência discursiva. O texto fundamenta-se nos estudos de Geraldi (2000), Kleiman (2000; 2013), Lajolo (2002), Dezotti (2003), Soares (2005), Jolibert (2008), Dolz e Schneuwly (2010), Koch (2011; 2015), Passareli (2012), Antunes (2013), Cosson (2014), Marcuschi (2015), Silva (2015), dentre outros, que tratam dos assuntos abordados. A sequência utilizada é uma adaptação da proposta apresentada por Dolz e Schneuwly (2010). Embora muito antigas, as fábulas continuam atraindo a atenção de diversos autores contemporâneos para a produção de textos mais modernos e/ou a construção de paródias e paráfrases de clássicos de Esopo e La Fontaine, por exemplo. Defendemos, neste texto, as fábulas como um gênero textual/discursivo a ser trabalhado em sala de aula, pois, além de serem breves, transformam-se ao longo do tempo e nos permitem diversas maneiras de explorá-las, o que faz com que os alunos se divirtam enquanto aprendem, possibilitando-nos uma prática mais efetiva e significativa.por
dc.description.abstractThis paper presents a proposal of educational intervention through didactic sequence, which has the object of teaching the mobilization of gender fable, aiming to provide students of the 6th year of elementary school II, with difficulties in literacy, opportunities to develop their competence discursive. The text is based on the studies of Geraldi (2000), Kleiman (2000, 2013), Lajolo (2002), Dezotti (2003), Soares (2005), Jolibert (2008), Dolz and Schneuwly (2010), Koch (2011 , 2015), Passareli (2012), Antunes (2013) Cosson (2014), Marcuschi (2015), Silva (2015), among others, dealing with subjects covered. The sequence used is a proposal of adaptation by Dolz and Schneuwly (2010) Although very old fables continue to attract the attention of many contemporary among others, for the production of more modern texts and / or construction of parodies and paraphrases Classics Esopo and La Fontaine, for example. We defend this text fables as a genre / discourse to be worked in the classroom, as well as being short, they become over time, and allow the various ways to exploit them, which makes students they have fun while learning allowing us a more effective and meaningful practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jadson Francisco de Jesus SILVA (jadson@uefs.br) on 2018-01-22T22:53:37Z No. of bitstreams: 1 O Fantástico Mundo das Fábulas_uma intervenção para o ensino de leitura e escrita.pdf: 14370580 bytes, checksum: 365454c07fb6ba65197da493d0593e7c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-22T22:53:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O Fantástico Mundo das Fábulas_uma intervenção para o ensino de leitura e escrita.pdf: 14370580 bytes, checksum: 365454c07fb6ba65197da493d0593e7c (MD5) Previous issue date: 2016-11-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectFábulaspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectDidactic sequenceeng
dc.subjectFableseng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO fantástico mundo das fábulas: uma intervenção para o ensino de leitura e escritapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Fantástico Mundo das Fábulas_uma intervenção para o ensino de leitura e escrita.pdfArquivo em texto completo14.03 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.