???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/541
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Objeto de aprendizagem para o ensino do efeito fotoelétrico no ensino fundamental
???metadata.dc.creator???: Santos, Alexandre da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cruz, Juan Alberto Leyva
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de ensino-aprendizagem de física é um desafio da educação no Brasil e no Mundo. Atualmente, há um consenso de que existe uma grande dificuldade em ensinar física em todos os níveis de ensino. Os professores queixam-se principalmente do desinteresse acompanhado da falta de motivação dos alunos em querer aprender física, além da prática generalizada de encontrar nas escolas, professores não graduados em física leccionando física, e os que existem são em número insuficiente e a qualidade de sua formação muitas vezes questionada. Estes fatores sem dúvidas têm dificultado as formas de levar o conteúdo de física e principalmente os relacionados com os conteúdos da física moderna e contemporânea para sala de aula. O efeito fotoelétrico é um fenômeno da física moderna e contemporânea e podemos observa-lo no dia a dia no funcionamento das portas de shoppings, no sistema de iluminação pública, em sistemas de alarme, dentre outros. Neste trabalho foi desenvolvido um software educacional ou objeto de aprendizagem para PC, em forma de jogo sobre o efeito fotoelétrico, desenvolvido na linguagem de programação Java. O objetivo maior foi o de motivar o aluno ao aprendizado de alguns conceitos da física moderna e contemporânea, e assim, proporcionar uma aprendizagem significativa de conceitos básicos do efeito fotoelétrico, de acordo com a teoria de Ausubel. O objeto de aprendizagem é formado por uma apostila, um questionário e um jogo com várias fases, onde deverão ser aprendidos os conceitos básicos do efeito fotoelétrico. Antes e após o uso do software pelos estudantes foram aplicados questionários para avaliar o nível de aprendizagem desses conceitos e a motivação ao aprendizado de ciências. Foi criada uma estratégia de ensino-aprendizagem usando o OA e aplicada numa turma do nono ano do ensino fundamental em uma escola pública, no município de Lauro de Freitas, Bahia. Das análises dos resultados obtidos podemos afirmar que a aplicação do OA nos estudantes do 9 ano do ensino fundamental, gerou um certo nível de aprendizagem dos assuntos abordados sobre o efeito fotoelétrico. Ao mesmo tempo foi constatado um aumento na média do índice de motivação dos estudantes. O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0.86, mostrando um valor elevado de confiabilidade dos dados dos questionários aplicados. Podemos destacar que a aplicação do produto didático, com a estratégia de aprendizagem proposta, mostrou-se válido e sugerimos sua utilização, para o ensino e motivação dos alunos do ensino fundamental no aprendizado de alguns conceitos da Física Contemporânea e Moderna, através do efeito fotoelétrico.
Abstract: Teaching-learning physics processis a challenge in Brazil and the world. Currently, there is a consensus of the existence of a great difficulty in teaching physics at all levels of education. Teachers complain mainly of disinterest, lack of student motivation to learn physics, besides the widespread practice of finding schoolsteaching physicsby teachers who do not have a degree in physics, the number of physics teacher are insufficient and the quality of their formation often are questioned. These factors undoubtedly have hindered the ways to bring the physics contents to the classroom, and especially those related to modern and contemporary physics. The photoelectric effect is a phenomenon of modern physics and we can see it, in the day to day functioning of the doors of malls, in public lighting system, alarm systems, among others. In this work an educational software for PC or learning object, in form of a game about the photoelectric effect was developed in Java programming language. The main objective was to motivate the student to learn some concepts of contemporary physics, and thus provide a significant learning basics of the photoelectric effect, according to Ausubel's theory. The learning object consists of a data-sheet explain the stages of the game, some evaluation questions, which should be learned the basics of the photoelectric effect. Before and after using the software by student’s questionnaires were applied to assess the level of learning these concepts and motivation for learning science. A teaching and learning strategy using the LO was applied to a class of ninth year of elementary school in a public school from the city of Lauro de Freitas, Bahia. From the analysis of the results we can say that the application of LO in students of elementary school, generated a certain level of learning of the subjects on the photoelectric effect. At the same time, it was observed an increase in average student motivation index. The Cronbach's alpha was 0.86, showing a high value of reliability of data from the questionnaires. We highlight that the application of educational product, the proposed learning strategy, proved valid and suggest its use for teaching and motivation of elementary school students in learning some concepts of Contemporary Physics and Modern, through the photoelectric effect.
Keywords: Ensino de Física
Efeito Fotoelétrico
Objeto de Aprendizagem
Java
Physics Education
Photoelectric Effect
Learning Object
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
FISICA::FISICA GERAL
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE FÍSICA
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
Citation: SANTOS, Alexandre da Silva. Objeto de aprendizagem para o ensino do efeito fotoelétrico no ensino fundamental. 2016. 72 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Física)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/541
Issue Date: 5-Aug-2016
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao-Alexandre-com Ficha catalografica.pdfArquivo em texto completo2.48 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.