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dc.creatorPerazzo, Ilka Myrele Cordeiro Oliveira Carneiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8182007475006642por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Humberto Luiz Lima de-
dc.date.accessioned2018-01-23T21:00:06Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.identifier.citationPERAZZO, Ilka Myrele Cordeiro Oliveira Carneiro. A multimodalidade na poesia e na fotografia: imagens das periferias urbana e rural ichuenses como estratégia de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa. 2016. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/544-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-intervençãocomos textos multimodais poesia e fotografia realizada com uma turma da 7ª série do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Ichu-BA para o desenvolvimento do protagonismo estudantil. O objetivoprincipal deste estudo foi propor uma Sequência Didática nas aulas de Língua Portuguesa para desenvolver e aprimorar competências e habilidades leitora e interpretativa dos educandos por meio de atividades que permitissem a inter-relação entre os gêneros poesia e fotografia possibilitando-lhes serem protagonistas de sua aprendizagem.Ademais, esta proposta também objetivou apresentar como se deu o desenvolvimento da aprendizagem dos sujeitos por meio de textos multimodaisque refletiam uma identidade local e lhes possibilitou produzir poemas e fotografias coerentes e concisos. Trata-se de uma pesquisa aplicada em que se empregou como instrumentos de coletas de dados dois questionários de sondagem, a aplicação de uma Sequência Didática, o diário de bordo da pesquisadora e as produções dos sujeitos.A pesquisa aqui apresentada é essencialmente fundamentada na Teoria da Semiótica Social com os estudos de Kress e vanLeeuwen (1996; 2001) e nas concepções de multimodalidade de Kress (2003) e Dionísio (2005; 2008).Apoiou-se também em contribuições de Freire (1988), Bakhtin (2006), Kleiman (2002; 2004), Orlandi (2000) e documentos oficiais que discorrem a respeito da leitura como um processo de interação. Outrosaportes teóricos que fundamentaram esta dissertação foram os conceitos de letramento visual dado por Messaris e Moriarty (2005) e por Stokes (2002), as considerações sobre literatura de Jouve (2012) e os estudos sobre a fotografia de Barthes (1984), Fluser (2011) e Mauad (2004; 2008). Na intervenção aplicou-se gradualmente um Caderno de atividades que foi desenvolvido especificamente para esta pesquisa. Os sujeitos produziram poemas e fotografias que foram divulgados em uma exposição para a comunidade escolar. Ao final da aplicação, verificou-se que desenvolver o protagonismo estudantil, a partir da leitura e interpretação dos textos multimodais poesia e fotografia, é uma atividade enriquecedora por possibilitar o desenvolvimento da criticidade e da criatividade dos educandos nas aulas de Língua Portuguesa. As conclusões evidenciaram que o método utilizado – em que se aliou a interação, a colaboração e o respeito à identidade dos sujeitos – alcançou resultados proveitosos e por isso pode ser aplicado novamente.por
dc.description.abstractThis paper shows the results of an intervention research with multimodal texts poetry and photograph which has been done with a class of 7th grade studentsfundamental, in a public school at Ichu-Ba to develop the students protagonism. The main goal of this study is to propose of a didactic sequence in the Portuguese classes to develop and improve the reading skills of the students through activities which allowed them the interrelation between the genres poetry and photograph making possible for them to be their own learning protagonists. Furthermore, that proposal also had as an objective to show how the students learning happened through multimodal texts which reflected a local identity and helped them to produce coherent and concise poetries and photographs. It is an applied research in which was used as collect data two survey questionnaires, a didactic application, the reasercher’s board diary and the students’ productions. The research presented here is essentially substantiated in the Social Semiotic Theory with the Kress and Van Leeuween studies (1996; 2001) and in the conceptions of multimodalities of Kress (2003) and Dionísio (2005; 2008). The research was also supported by Freire (1988), Bakhtin (2006), Kleiman (2002; 2004) and Orlandi’s (2000) contributions and official documents which discoursed about reading as a process of interaction. Other theoretical contributions that substantiated this dissertation were the visual literacy concepts given by Messaris and Moriarty (2005) and Stokes (2002), the considerations about literature by Jouve (2012) and the studies about photograph by Barthes (1984), Fluser (2011) and Mauad (2004; 2008). In the intervention it was gradually applied an activity book that was developed specifically for that research. The students produced poems and photographs that were released in an exhibition at the school community. At the end of the application it could be seen that the students’ protagonism from the reading and poetry and photograph multimodal texts’ interpretation process, is an enriching activity for enabling criticality and creativity development among students at the Portuguese classes. The conclusions showed that the method used - in which allied the interaction, collaboration and respect for the subjects identities – achieved useful results and because of that can be applied again.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2018-01-23T21:00:06Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado de Ilka Perazzo_PROFLETRAS.pdf: 14347850 bytes, checksum: d307493fc87698ff13bb088bd9208845 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-23T21:00:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado de Ilka Perazzo_PROFLETRAS.pdf: 14347850 bytes, checksum: d307493fc87698ff13bb088bd9208845 (MD5) Previous issue date: 2016-12-13eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectMultimodalityeng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectPortuguese language teachingeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA multimodalidade na poesia e na fotografia: imagens das periferias urbana e rural ichuenses como estratégia de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesapor
dc.typeDissertaçãopor
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