Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/573
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso de telescópios remotos no ensino da astronomia: da interface na web à aplicação no estudo do catálogo Messier e da lua
Autor: Amorim Filho, Alberto Alves 
Primeiro orientador: Amôres, Eduardo Brescansin de
Resumo: O presente trabalho aborda o uso de telescópios remotos e robóticos como atividade escolar. No seu desenvolvimento busca amparo nas experiências consolidadas dos Telescópios na Escola no Brasil e do MicroObservatory nos Estados Unidos da América. Para subsidiar a difusão da tecnologia de observação remota, na educação brasileira, recomenda o estudo do Catálogo Messier e da Lua. A investigação contou com a participação de onze estudantes do Ensino Médio do projeto denominado AstroEngenharia do Colégio Estadual Teotônio Vilela. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa e quantitativa. Como referencial de aprendizagem foram utilizados os postulados de Leon Vygotsky por enfatizar o papel da escola na formação dos conceitos científicos e na atuação do professor na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Os produtos elaborados consistem em tutoriais, formulários e planilhas, assim como em atividades com imagens em falsa cor, o cálculo do diâmetro das crateras lunares e a criação do banco de imagens.
Abstract: The current work is about remote and robotic telescopes as a school activity. In its development, it is based in the consolidated experiences of the Telescopes at School, from Brazil, and MicroObservatory, from United States of America. In order to support the diffusion of remote observation technology in Brazilian education, it recommends the study of the Messier Catalog and the Moon. The research was attended by eleven high school students from the AstroEngenharia Project of the Teotônio Vilela State School in Feira de Santana, a city of Bahia, Brazil. To this research the author used both qualitative and quantitative approach. As a reference for learning, the postulates of Leon Vygotsky, that emphasizing the role of the school in the formation of scientific concepts and the teacher’s performance in the zone of proximal development (ZPD). The products include tutorials, forms and spreadsheets, as well as activities with image in false color, the calculation of the diameter of the lunar craters and the creation of the images bank.
Palavras-chave: Ensino de Astronomia
Telescópios remotos e robóticos
Atividades
Tutoriais
Astronomy Teaching
Remote and Robotic Telescopes
Activities
Tutorials
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS
Programa: Mestrado Profissional em Astronomia
Citação: AMORIM FILHO, Alberto Alves. Uso de telescópios remotos no ensino da astronomia: da interface na web à aplicação no estudo do catálogo Messier e da lua. 2017. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/573
Data de defesa: 29-Set-2017
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBERTO AMORIM FINAL - DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdfArquivo em texto completo8,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.