Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/tede/574
Tipo do documento: Dissertação
Título: A influência da relação afetiva entre professores e estudantes do curso de Educação Física da UEFS no processo de formação acadêmica
Autor: Mota, Clebson dos Santos 
Primeiro orientador: Ribeiro, Marinalva Lopes
Resumo: A pesquisa que deu origem a esta dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), teve por objetivo geral: Compreender a influência da relação afetiva entre professores e estudantes do curso de Educação Física da UEFS, no processo de formação acadêmica. O estudo é de abordagem qualitativa, na construção dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada do tipo questões estímulo. A amostra foi composta por quatro professores e sete estudantes do curso de Educação Física. O estudo se referenciou em autores como Ribeiro (2004, 2006 2009, 2010, 2011), Dantas (1992), Day (2011), Freire (1996, 1997, 2005), Freitas (1995), Leite (2005), Luckesi (1995), Piagget (1976), Pinto (2009), Damásio (2000), Pozzo (2009), Sayla (2012), Balzan (2015), Coulon (2008) Tardif (2008), Tassoni (2000, 2013, 2015), Vygotski (1991, 1996), A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdos de Bardin (1997). Com a análise dos dados construímos duas categorias. A primeira fala sobre o perfil do estudante na educação superior e a segunda sobre professores e estudantes na relação educativa. Para uma melhor estruturação dos dados, as categorias foram divididas em subcategorias. . Os resultados obtidos apontam que os sentidos atribuídos pelos colaboradores da pesquisa em relação à afetividade se vinculam: às atitudes do docente em relação aos estudantes; às qualidades pessoais do docente e dos discentes. Ficou evidente a necessidade da reflexão sobre a própria prática e a formação continuada dos professores da educação superior. Além disso, os resultados revelam que o professor afetivo é próximo, solidário, acolhedor, preocupa-se com as necessidades formativas dos estudantes, respeita as diferenças culturais, dedica-se à profissão, é amigo, tem sensibilidade, flexibilidade e humanidade ao tratar das dificuldades cognitivas e afetivas dos estudantes.
Abstract: La investigación que dio origen a esta tesis de maestría, desarrollada en el Programa de posgrado en Educación de la Universidade Estadual de Feira de Santana, tuvo por objetivo general Comprender la influencia de la relación afectiva entre profesores y estudiantes del curso de Educación Física de la UEFS, en el proceso de formación académica. El estudio es de abordaje cualitativo en la construcción de los datos, se utilizó la entrevista semi estructurada del tipo cuestiones de estimulo. El contenido fue compuesto por siete estudiantes del curso de educación física y 4 profesores. El estudio está basado en autores como Ribeiro (2004, 2006 2009, 2010, 2011), Dantas (1992), Day (2011), Freire (1996, 1997, 2005), Freitas (1995), Leite (2005), Luckesi (1995), Piagget (1976), Pinto (2009), Damásio (2000), Pozzo (2009), Sayla (2012), Balzan (2015), Coulon (2008) Tardif (2008), Tassoni (2000, 2013, 2015), Vygotski (1991, 1996). El análisis de datos fue inspirado en el Análisis de Contenidos de Bardin (1997). Con el estudio de los datos construimos dos categorías. El primero habla sobre el perfil del estudiante en la enseñanza superior y el segundo sobre relación entre profesores y estudiantes. Para mejor estructura de datos, las categorías fueron separadas en subcategorías. Los resultados obtenidos apuntan que los sentidos atribuidos por los colaboradores de la investigación en relación a la afectividad vinculase: a las prácticas del docente en relación a los estudiantes; a las cualidades personales del docente y de los discentes. Se hizo evidente la necesidad de la reflexión sobre la propia práctica y la formación continuada de los profesores de la educación superior. Además, los resultados revelan que el profesor afectivo es cercano, solidario, acogedor, preocupase con las necesidades formativas de los estudiantes, respeta las diferencias culturales, dedicase a la profesión, es amigo, tiene sensibilidad, flexibilidad y humanidad al tratar de las dificultades cognitivas y afectivas de los estudiantes.
Palavras-chave: Afetividade
Relação professor-estudante
Ensino Superior
Afectividad
Relación profesor-estudiante
Enseñanza superior
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual de Feira de Santana
Sigla da instituição: UEFS
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Programa: Mestrado Acadêmico em Educação
Citação: MOTA, Clebson dos Santos. A influência da relação afetiva entre professores e estudantes do curso de Educação Física da UEFS no processo de formação acadêmica. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/574
Data de defesa: 25-Ago-2017
Aparece nas coleções:Coleção UEFS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Influência da Relação Afetiva entre professores e estudantes do Curso de Educação Física da UEFS no processo de formaçã~1.pdfArquivo em texto completo1,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.