???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/574
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMota, Clebson dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2419254714490253por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Marinalva Lopes-
dc.date.accessioned2018-01-29T22:38:11Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.identifier.citationMOTA, Clebson dos Santos. A influência da relação afetiva entre professores e estudantes do curso de Educação Física da UEFS no processo de formação acadêmica. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)- Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/574-
dc.description.resumoA pesquisa que deu origem a esta dissertação de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), teve por objetivo geral: Compreender a influência da relação afetiva entre professores e estudantes do curso de Educação Física da UEFS, no processo de formação acadêmica. O estudo é de abordagem qualitativa, na construção dos dados utilizamos a entrevista semiestruturada do tipo questões estímulo. A amostra foi composta por quatro professores e sete estudantes do curso de Educação Física. O estudo se referenciou em autores como Ribeiro (2004, 2006 2009, 2010, 2011), Dantas (1992), Day (2011), Freire (1996, 1997, 2005), Freitas (1995), Leite (2005), Luckesi (1995), Piagget (1976), Pinto (2009), Damásio (2000), Pozzo (2009), Sayla (2012), Balzan (2015), Coulon (2008) Tardif (2008), Tassoni (2000, 2013, 2015), Vygotski (1991, 1996), A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdos de Bardin (1997). Com a análise dos dados construímos duas categorias. A primeira fala sobre o perfil do estudante na educação superior e a segunda sobre professores e estudantes na relação educativa. Para uma melhor estruturação dos dados, as categorias foram divididas em subcategorias. . Os resultados obtidos apontam que os sentidos atribuídos pelos colaboradores da pesquisa em relação à afetividade se vinculam: às atitudes do docente em relação aos estudantes; às qualidades pessoais do docente e dos discentes. Ficou evidente a necessidade da reflexão sobre a própria prática e a formação continuada dos professores da educação superior. Além disso, os resultados revelam que o professor afetivo é próximo, solidário, acolhedor, preocupa-se com as necessidades formativas dos estudantes, respeita as diferenças culturais, dedica-se à profissão, é amigo, tem sensibilidade, flexibilidade e humanidade ao tratar das dificuldades cognitivas e afetivas dos estudantes.por
dc.description.abstractLa investigación que dio origen a esta tesis de maestría, desarrollada en el Programa de posgrado en Educación de la Universidade Estadual de Feira de Santana, tuvo por objetivo general Comprender la influencia de la relación afectiva entre profesores y estudiantes del curso de Educación Física de la UEFS, en el proceso de formación académica. El estudio es de abordaje cualitativo en la construcción de los datos, se utilizó la entrevista semi estructurada del tipo cuestiones de estimulo. El contenido fue compuesto por siete estudiantes del curso de educación física y 4 profesores. El estudio está basado en autores como Ribeiro (2004, 2006 2009, 2010, 2011), Dantas (1992), Day (2011), Freire (1996, 1997, 2005), Freitas (1995), Leite (2005), Luckesi (1995), Piagget (1976), Pinto (2009), Damásio (2000), Pozzo (2009), Sayla (2012), Balzan (2015), Coulon (2008) Tardif (2008), Tassoni (2000, 2013, 2015), Vygotski (1991, 1996). El análisis de datos fue inspirado en el Análisis de Contenidos de Bardin (1997). Con el estudio de los datos construimos dos categorías. El primero habla sobre el perfil del estudiante en la enseñanza superior y el segundo sobre relación entre profesores y estudiantes. Para mejor estructura de datos, las categorías fueron separadas en subcategorías. Los resultados obtenidos apuntan que los sentidos atribuidos por los colaboradores de la investigación en relación a la afectividad vinculase: a las prácticas del docente en relación a los estudiantes; a las cualidades personales del docente y de los discentes. Se hizo evidente la necesidad de la reflexión sobre la propia práctica y la formación continuada de los profesores de la educación superior. Además, los resultados revelan que el profesor afectivo es cercano, solidario, acogedor, preocupase con las necesidades formativas de los estudiantes, respeta las diferencias culturales, dedicase a la profesión, es amigo, tiene sensibilidad, flexibilidad y humanidad al tratar de las dificultades cognitivas y afectivas de los estudiantes.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2018-01-29T22:38:11Z No. of bitstreams: 1 A Influência da Relação Afetiva entre professores e estudantes do Curso de Educação Física da UEFS no processo de formaçã~1.pdf: 1818263 bytes, checksum: f34651c6b42d677682b6285158c9134c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-29T22:38:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A Influência da Relação Afetiva entre professores e estudantes do Curso de Educação Física da UEFS no processo de formaçã~1.pdf: 1818263 bytes, checksum: f34651c6b42d677682b6285158c9134c (MD5) Previous issue date: 2017-08-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Feira de Santanapor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEFSpor
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectRelação professor-estudantepor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectAfectividadspa
dc.subjectRelación profesor-estudiantespa
dc.subjectEnseñanza superiorspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA influência da relação afetiva entre professores e estudantes do curso de Educação Física da UEFS no processo de formação acadêmicapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Coleção UEFS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.