???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/587
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Saberes docentes no ensino superior: perspectivas sobre o ensinar e o aprender no curso de Direito
???metadata.dc.creator???: Galvão, Tailanne Reis Pecorelli 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Solange Mary Moreira
???metadata.dc.description.resumo???: A docência é tão dinâmica quanto o Direito, pois, assim como o Direito se atualiza constantemente para atender aos fenômenos sociais, a docência vem adquirindo novas características com o passar do tempo para atender às novas demandas da sociedade. Ou seja, assim como o Direito se constitui como norma de conduta para dirimir os conflitos e dissensões que surgem nas relações sociais, com o escopo de assegurar o controle da dinâmica social, e a sua evolução conforme o desenvolvimento social, a docência também evolui para alcançar as mudanças que ocorrem na sociedade. Nesta dissertação apresento os resultados de uma pesquisa acerca dos saberes docentes no ensino superior: perspectivas sobre o ensinar e o aprender no curso de Direito. Tive por objetivo geral compreender os saberes mobilizados pelo professor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para tanto, especificamente, pretendo analisar, junto aos alunos e professor, os saberes necessários à prática docente no curso de Direito, examinar os saberes utilizados pelos professores na relação estabelecida pelo discente e docente, e, por fim, discutir o saber da prática docente, significativo para a aprendizagem dos discentes. A atividade foi estruturada a partir dos aportes teóricos sobre os saberes de Tardif (2002), Gauthier (2006), Freire (1996 e 2000) e Pimenta (1998, 2002), de conhecimento de Shulman (1987) e de competências de Masetto (1998 e 2003), que embasam as práticas docentes de experiências dos alunos e do professor. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizei a abordagem qualitativa, com o escopo de compreender o discurso por trás das falas dos sujeitos, os quais tornaram-se conhecidos por meio da aplicação de questionário e da participação efetiva dos sujeitos na pesquisa através de uma entrevista, fundamentada em 8 (oito) casos práticos, construídos a partir da realidade de alguns alunos e professores do curso de Direito de instituições da cidade de Feira de Santana-Ba. A pesquisa foi realizada com 1 (um) professor e 4 (quatro) estudantes do curso de Direito da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Para analisar as entrevistas utilizei a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010), pela qual foram encontradas 3 (três) categorias que representam os saberes necessários ao docente do curso de Direito, que influenciam a aprendizagem dos alunos, apontados pelos sujeitos, alguns deles que correspondem à prática dos professores da UEFS: apropriação do conteúdo, relação professor-aluno e prática pedagógica. Os resultados encontrados indicam a necessidade primaz de uma formação específica para os professores que exercem suas atividades docentes nos cursos de Direito. Notou-se que, tanto os estudantes, quanto o professor revelam a importância dos saberes docentes para a aprendizagem dos alunos.
Abstract: Teaching is as dynamic as Law, the points of view, as the Law is constantly updating for the purpose of society. That is, just as the law is constituted as a norm of conduct for the conflicts and dissensions that arise in social relations, with security control or control of social dynamics, and its evolution according to social development, as changes in society. In this dissertation present the results of a research on the teaching knowledge in higher education: perspectives on teaching and learning in the Law course. I had as general objective the knowledge mobilized by the teacher in the teaching-learning process of the students. To do so, specifically, to prepare a study, to accompany the students and teachers, the necessary knowledge to practice a law course, examine the teachings of teachers in relation established by the student and teacher, and, finally, discuss the knowledge of the Teaching practice, Significant for a learning of the students. (2002), Gauthier (2006), Freire (1996 and 2000) and Pimenta (1998, 2002), Shulman knowledge (1987) and Masetto competences (2002) (Activity was structured from theoretical knowledge about knowledge De Tardif 1998 and 2003), which are based on teaching practices of students 'and teachers' experiences. For the development of research with a qualitative approach, with the scope of a discourse behind the subjects' failures, which became known through the application of the questionnaire and the effective participation of the subjects in the research by a fundamental interview in 8 (eight) practical cases, constructed from the reality of some students and professors of the law course of institutions of the city of Feira de Santana- Ba. The research was carried out with 1 (one) professor and 4 (four) students of the Law course of the State University of Feira de Santana - UEFS. Analysis of interviews using Bardin's content analysis techniques (2010), for qualities found 3 (three) categories that represent the knowledge necessary to teach law course, which influence the students' learning, which correspond to the practice of UEFS teachers : Content appropriation, teacher-student relationship and pedagogical practice. The results indicate the basic need for a specific training for teachers who carry out their teaching activities in Law courses. It was noted that both the students and the teacher reveal the importance of the teaching knowledge to the students' learning.
Keywords: Saberes docentes
Ensino Superior
Aprendizagem
Curso de Direito
Teaching knowledge
Higher education
Learning
Law course
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Feira de Santana
???metadata.dc.publisher.initials???: UEFS
???metadata.dc.publisher.department???: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado Acadêmico em Educação
Citation: GALVÃO, Tailanne Reis Pecorelli. Saberes docentes no ensino superior: perspectivas sobre o ensinar e o aprender no curso de Direito. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/587
Issue Date: 30-Mar-2017
Appears in Collections:Coleção UEFS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação completa Tailanne Reis Pecorelli Galvão.pdf1.31 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.